Edições anteriores

  • Teorias e Práticas: Educação e o Ensino de Matemática
    v. 1 n. 3 (2019)

    Ao se pensar a Educação em um sentido amplo, nos deparamos com as riquezas do ensino e da prática que se dá por meio das reflexões e teorias existentes no currículo escolar e para isso traz-se nesse dossiê, as riquezas da área de Educação Matemática e Matemática aplicada, organizado por Anna Karla Barros da Trindade  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) e Francisco de Paula Santos de Araújo Junior da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), proposta essa que nos propõe a refletir sobre a Matemática em vários aspectos, e principalmente, por uma Educação de qualidade, com uma Cultura por meio da reflexão e da crítica em prol de uma Sociedade equanimemente apropriada de saberes e fazeres distintos.

    DOI: http://dx.doi.org/10.46375/encantar.2020.v3.n1

  • Educação Especial e Inclusiva: Direitos, Teorias, Práticas, Promoção e Ensino
    v. 1 n. 2 (2019)

    O exemplar da revista que chega às suas mãos trata-se de uma coletânea de artigos desenvolvidos como Trabalho de Conclusão de Curso- TCC pelos discentes do Curso de Especialização EAD para Formação de Professores em Letras Libras- EFPLL, turma 2018.1, vinculados à Unidade de Educação a Distância-UNEAD/ Universidade do Estado da Bahia-UNEB/ Universidade Aberta Brasileira-UAB. O referido curso organizou-se em 11 turmas, distribuídas em 14 municípios/ Polos UAB, do Estado da Bahia objetivando possibilitar aos docentes da Educação Básica, notadamente da educação infantil e séries iniciais, momentos de estudos e aperfeiçoamento no âmbito da educação de surdos, com ênfase em libras, além de pretender atingir direta e indiretamente a população surda baiana.

    DOI: http://dx.doi.org/10.5935/encantar.v1.n2

  • Ciência e Resistência
    v. 1 n. 1 (2019)

    O dossiê “Ciência e Resistência: movimentos sociais e a produção doconhecimento" é resultado da articulação de uma rede pesquisadores e militantes, que estão desenvolvendo estudos na área das Ciências Humanas sobre movimentos sociais na América Latina. A proposta surge como um projetodo Grupo de Pesquisa “Ciência e Resistência”, vinculado ao Departamento deCiências Humanas e Tecnologias – DCHT – Campus XVII da Universidade do Estado da Bahia – UNEB. A obra tem por objetivo apresentar pesquisas contemporâneas sobre a disputa política, cultural e científica, frente aos avanços e conflitos subjacentes da hegemonia do neoliberalismo.

    DOI: http://dx.doi.org/10.5935/encantar.v1.n1