Sobre a Revista

  1. Foco e Escopo

A ENCANTAR revista de fluxo-contínuo aceita a colaboração livre de textos inéditos, de reconhecido interesse acadêmico e atualidade das ciências humanas, na forma de artigos, ensaios bibliográficos e resenhas. Cada número contém um dossiê sobre tema específico organizado a partir de autores convidados, de reconhecida experiência acadêmica, e que represente contribuição original ao debate, os quais são igualmente submetidos ao processo de revisão pelos pares.

Em ambos os casos é imprescindível que os trabalhos sejam enviados para os editores em sua forma final, apresentem consistência teórica, coerência quanto às fundamentações e alguma originalidade. Informações técnicas devem ser evitadas no corpo do texto e se limitarem ao fundamental. Os artigos não devem ser submetidos simultaneamente pelo autor a mais de um periódico nacional.

A publicação dos textos está condicionada a pareceres do Conselho  Editorial, garantindo o anonimato de autores e avaliadores. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição final.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos passam inicialmente por uma conferência preliminar relativa às normas exigidas para publicação (o não cumprimento das orientações implicará na interrupção desse processo), sendo remetidos ao Conselho de Redação, que analisa a natureza do artigo e sua adequação à política editorial, deliberando sobre encaminhamentos. Posteriormente seguem para avaliação de pareceristas, garantindo anonimato de autores e consultores.

Periodicidade

A revista Encantar, em versão em versão exclusivamente eletrônica, e possui periodicidade quadrimestral. E a desde de 2020 recebe publicações em Fluxo Contínuo.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Bases de Dados Indexadas / Indexed Databases

         

 

Afiliada / Affiliate

 

Membro / Member
 
Fepae

Histórico do periódico

A Revista Encantar, em versão em versão exclusivamente eletrônica, inicialmente criada a partir das ações do Grupo de Pesquisa Ciência e Resistência, atualmente vinculado ao Departamento de Ciências Humanidas e Tecnologias - Campus XVII Bom Jesus Lapa da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no momento da construção do projeto inicial.

Atualmente, a Revista Encantar envolve 03 Departamentos da UNEB: DEDC Campus I Salvador, DCH Campus IX Barreiras e DCHT Campus XIX Bom Jesus da Lapa.  

A Coordenação da Revista Encantar se dá de forma compartilhada, pelo Grupo de Pesquisa EDUCATIO Políticas Públicas e Gestão da Educação vinulado ao Departamento de Educação do Campus I Salvador, pelo Grupo de Pesquisa Ciência e Resitência, Laboratório de Inovaçao Social do Departamento de Ciências Humanidas e Tecnologias de Bom Jesus da Lapa - Campus XVII - Bom Jesus Lapa e o Departamento de Ciencias Humanas Campus IX Barreira.

Nossa política editorial prioriza a veiculação da produção das ciências humanas voltados para a reflexão de longo alcance, tanto na análise empírica quanto nos fundamentos teóricos, sobre questões relativas ao tema da cultura e sociedade.

A revista promove continuadamente a edição de números temáticos especiais, por meio de dossiês, articulando uma sessão especial de entrevista, e com apresentação de ensaio fotográficos.

A Revista Encantar encontra-se disponível para colaboradores nacionais e estrangeiros e possui um conselho editorial diversificado, distribuído por várias instituições e regiões do Brasil, além de consultores internacionais, e possui periodicidade quadrimestral.