Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O texto deverá está no template:

    https://drive.google.com/open?id=1sZjsXb98SuaRDHNgR-N1JBZ7Zpqo1-TW

Diretrizes para Autores

A revista aceita os seguintes tipos de contribuições

Dossiê temático - o editor convidado (organizador do dossiê) solicita aos autores que encaminhem artigos originais relativos à temática previamente decidida, conforme o planejamento da revista, deliberando sobre a sua publicação com base em pareceres.

Artigos originais por demanda livre - Os textos passam inicialmente por uma conferência preliminar relativa às normas exigidas para publicação (o não cumprimento das orientações implicará na interrupção desse processo), sendo remetidos ao Conselho de Redação, que analisa a natureza do artigo e sua adequação à política editorial, deliberando sobre encaminhamentos. Posteriormente seguem para avaliação de pareceristas, garantindo anonimato de autores e consultores.

Os artigos (dossiê e demanda livre) podem sofrer eventuais modificações de forma ou conteúdo pela Editora, mas essas devem ser previamente acordadas pelos autores. A revista não aceita acréscimos ou modificações dos autores após iniciado o processo de composição final.

Ensaios bibliográficos e resenhas - podem se originar tanto de demanda livre como por convite, garantindo o fluxo da programação. O Conselho Editorial e o editor de resenhas decidem quanto à publicação, levando em conta temática, atualidade e qualidade.

•   Os textos deverão ter em torno de 25 páginas em espaço duplo, incluindo notas, tabelas, gráficos e referências bibliográficas. Devem ser enviados completos e revisados pelo autor através do site https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/index em Word (fonte Times New Roman, corpo 12). No caso das resenhas de livros os textos devem ter no máximo seis páginas. O dossiê deverá ficar em torno de 180 páginas.

•  A página inicial (em separado) deve indicar: título do artigo (até 70 caracteres); nome do (s) autor(es); resumo, abstract e resumédo artigo (em torno de 150 palavras) e cinco palavras-chave. O resumo deve apresentar objetivos, métodos e conclusões do texto. Todos os autores devem ser identificados com endereço institucional e residencial completo, telefones, email e sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, afiliação institucional e principal publicação. Até 150 palavras).

• Os textos devem ter no máximo três níveis de intertítulos, assim hierarquizados: 1º INTERTÍTULO MAIÚSCULAS em negrito; 2º Intertítulo - apenas as Iniciais Maiúsculas e em negrito; 3º Intertítulo - apenas Iniciais em Maiúscula e tipo itálico.

• As notas são substantivas e não bibliográficas e dizem respeito a informações e/ou comentários complementares. Não devem ultrapassar cinco linhas.

• As citações textuais devem aparecer “entre aspas” e não se utilizará nem negrito nem itálico para este fim.

• Uso de itálicas - as itálicas devem ser usadas para ressaltar conceitos que se constituem em idéias-força que o autor quer destacar. Em nenhum caso deverá usar-se negrito ou sublinhado para este fim. As itálicas se aplicam também a todo termo estrangeiro que o autor utiliza no texto.
• Os números cardinais que se referem a enumerações se escrevem em letras, excetuando-se datas, anos de idade, tabelas e gráficos, volumes ou páginas; quando estão seguidos de unidades de medida; e quando correspondem a porcentagens. Nenhum parágrafo deve começar por um número escrito em cifras.

• Gráficos e tabelas devem ser enviados separados do arquivo do texto, numa versão em preto e branco e dentro da mancha da revista, indicando o lugar de sua inclusão no texto.

• As citações bibliográficas devem obedecer às normas da ABNT - NBR 10520, incluindo-as no texto. Ex. (Martins, 1986) Quando aparecem entre aspas deve-se acrescentar o número da página Ex.: (Martins, 1986, p. 95). Vários documentos de um mesmo autor com datas iguais devem ser distinguidos mediante acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética. (Ex.: Martins, 1986a) (Martins, 1996b). A referência as ideias de um autor (es) no texto, sem sua transcrição, segue o exemplo. Ex.: (Cf. Martins, 1986). Antes de enviar o texto o autor deve compatibilizar as citações com as referências bibliográficas.

• As referências bibliográficas ao final do artigo seguem a ordem alfabética pelo sobrenome do autor (maiúscula), nome, título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data da publicação, página e/ou volume, obedecendo às normas da ABTN, conforme exemplos abaixo:
 LIVRO 
EDER, K. A nova política de classes. São Paulo: EDUSC, 2002. 362p.
Livro de vários autores 
DONIOL-SHAW, G. et alLes plans d´égalité professionnelleÉtude/Bilan, 1983-1988. Paris: La Documentation Française, 1989.
Capítulo de livro

DINIZ, E. De Sarney a Collor: as metamorfoses da agenda pública. In: _________. Crise, reforma do Estado e governabilidade. Rio de janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1997. p. 113-138.

Artigo em coletânea organizada pelo autor

ZICCARDI, Alicia. Las ciudades y la cuestión social. In: _________ (Org.) Pobreza, desigualdad social y ciudadanía. Los limites de las políticas sociales en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2001. p. 85-126. (Colección grupos de trabajo).

Artigo em coletânea organizada pelo autor em conjunto com outro

HIRATA, H. Apresentação à edição brasileira. In: MRUANI, M;  _________. (Orgs.) As novas fronteiras da desigualdade: homens e mulheres no mercado de trabalho. São Paulo: SENAC Editora. 2003. p. 15-20.

Artigo em coletânea organizada por outro autor
SILVA, Léa da. Somos todos iguais? In: LOVELL, P. (Org.) Desigualdade racial no Brasil contemporâneo. Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 1991. p.161-170.

Artigo em revista
HIRSCH, J. Políticas Ambientais Globais. Caderno CRH, Salvador, Centro de Recursos Humanos da UFBA, n.35, p.107-122, jul./dez. 2001.

Tese acadêmica
JESUS, S.C.S. A crise do ‘habitus’ fordista: um estudo do processo de reestruturação do Banco do Brasil. 2003. 154 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia.

Obras consultadas por meio eletrônico
BOYER, R. Existe una crisis del Estado de bienestar? Estudio comparativo de la politica social de Francia. In: OIT. Organización Internacional del Trabajo. 2002. Disponível em http://www.ilo.com/ses. Acesso em: 01.11.2003

Seminários e congressos

SANTOS, Milton. Inovação metropolitana e economia segmentada. In: SEMINÁRIO METROPOLIZAÇÃO E SEDE URBANA- PERSPECTIVA DOS ANOS 90. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPPUR/CNPq. 1990.

Segunda ocorrência do mesmo autor
GOFFMAN,E. Encourters: two studie in the sociology of interaction. Indianápolis: Bobbs-Merrill Educational Publishing. 1961.
_________. A representação do eu na vida coitidiana. Petrópolis: Vozes. 1983.


Indicação de edição original a obra (quando necessário)
No corpo do texto(Durkheim, [1895] 1989).
Observação: A data entre colchete indica o ano de publicação original da obra. Ela só é indicada na primeira citação da obra no texto. Nas seguintes registra-se apenas a data da edição consultada pelo autor. Ex.: (Durkheim, 1989) (N.E.)
Nas referências bibliográficas:
Durkheim, Émile. A divisão do trabalho social. 1ª edição [1895]. Lisboa: Editorial Presença Ltda, 1989.


Obra em outro idioma

Não traduzir dados de referência, cf. GOFFMAN (1961) no exemplo acima.

Artigos

Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;

Resenhas

Resenhas: de obras recentes, publicadas nos últimos dois anos, relacionadas à área educacional nacional ou estrangeira;

Debates

Debates: matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos;

Ensaios

Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;

Entrevistas

Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes;

Estudo de caso

Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos na área educacional;

Análise de material didático

Análise de material didático: exame crítico de produções voltadas para o ensino de conteúdos específicos considerando diferentes áreas e níveis de ensino;

Análise de Imagens

Análise de Imagens: exame crítico de imagens representadas por diversos meios – fotos, filmes, dvd; gravuras etc.;

Relatos de experiência

Relatos de experiência: descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.