REDESCOBRINDO AS QUATRO OPERAÇÕES BRINCANDO
Parole chiave:
Quatro operações fundamentais, Lúdico, Matemática, AritméticaAbstract
O presente relato de experiência é resultado de uma intervenção didático-pedagógica realizada na turma de 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública da cidade de Barreiras-BA. Trata-se de uma atividade para do subprojeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, subprojeto Matemática. A realização da atividade teve por objetivo aprimorar os conhecimentos á respeito das quatro operações fundamentais, por meio de jogos, no intuito de facilitar a aprendizagem dos alunos e aproximá-los do conhecimento matemático. A vivência da oficina possibilitou aos estudantes compreenderem os conceitos matemáticos que, em grande parte, não foram bem apresentados nos anos anteriores; promovendo assim o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa e prazerosa, bem como estimulando o raciocínio lógico diante das situações-problemas, tendo como eixo central o lúdico. Este texto fundamenta-se em Kishimoto (2003), Piaget (1994), Antunes (1998), Brougère (1998), por exemplo.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ANTUNES. Celso. Jogos para estimulação das inteligências múltiplas. Ed, 11. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
BROUGÈRE, Gilles. Jogo e educação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
DANTE, Luiz Roberto. Didática da Resolução de Problemas de Matemática.12ª ed., São Paulo: Ática, 2002.
PIAGET, Jean. A equilibração das estruturas cognitivas. Rio de Janeiro : Zahar, 1975.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas. Rio de Janeiro: Interciência, 2006.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 2000.
PIAGET, Jean. A construção do real. Rio de Janeiro. Zaha 1994.
CUNHA, Euclides Da. Materiais didáticos. Disponível em:<http://www.mathema.com.br/e_fund_a/mat_didat/tangram/_tangram.html. Acesso em: 13 de agosto de 2014..
SILVA, A. J. N.; SÁ, A. V. M. Doutores da aprendizagem: revivendo a criança adormecida em cada educador. In: SÁ, A. V. M.; SILVA, A. J. N.; BRAGA, M. D.; SILVA, O. (Org.). Ludicidade e suas interfaces. Brasília: Liber Livro, 2013. p. 63-77.
SOUZA, I. S; SILVA, A. J. N. DA et al. O uso do jogo como recurso didático para o ensino da matemática. Recife: XIII Conferência Interamericana de Educação Matemática, 2011. Disponível em: < http://xiii.ciaem-redumate.org/index.php/xiii_ciaem/xiii_ciaem/paper/view/2426
SANTOS, A. F; EVANGELISTA, A. L; OLIVEIRA, C. M; SILVA, A. J. N. DA.
Cada situação com o seu problema: a Matemática a partir de contextos históricos. In: Barreias: Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, 2014. Disponível em: < https://www.revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9804>.
SILVA, A. J. N. DA; NASCIMENTO, A. M. P; MUNIZ, C. A. O necessário olhar do professor sobre a produção matemática das crianças nos Anos Iniciais. Educação Matemática em Revista, Brasília, n. 54, p. 48-55, jul. 2017. Disponível em: < http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/article/view/627>
SILVA, A. J. N. A ludicidade no laboratório: considerações sobre a formação do futuro professor de matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014.
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.