EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
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Formação Inicial Docente. Estágio Supervisionado. Interdisciplinaridade. Anos Iniciais.Abstract
As propostas de ensino disciplinares ainda possuem forte predomínio nos ambientes escolares. Nessa perspectiva, elaborar uma prática de ensino interdisciplinar é um grande desafio que exige quebrar os paradigmas de um ensino transmissor e passivo ao aluno, e que permita novas formas de pensar do professor. Nesses termos, a formação inicial de futuros docentes alfabetizadores precisa criar condições para ampliar os conhecimentos deste público, visando ao desenvolvimento de uma proposta de ensino integradora de todos os saberes. Assim, este artigo busca apresentar e discutir as vivências adquiridas no contexto do estágio supervisionado em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Belém-Pa. A inserção no espaço de estágio deu-se no primeiro semestre de 2022, sob a supervisão dos docentes ministrantes da disciplina Estágio de Docência I do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem da Universidade Federal do Pará. As atividades realizadas durante o estágio consistiram em observar a prática de docentes regentes da turma, planejar e ministrar regências interdisciplinares junto aos alunos. O plano de aula foi construído na perspectiva interdisciplinar envolvendo os saberes da matemática, linguagem e ciências. Para construção das análises da experiência foram utilizados registros do diário de bordo do estágio, bem como, imagens das atividades realizadas com a turma. Os resultados apontam que uma prática pedagógica interdisciplinar é possível de ser realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, demonstra a importância dos estágios supervisionados no/para o processo formativo de futuros professores que atuarão na Educação Básica.
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