Iniciação à Docência: experiências com jogos
Palavras-chave:
jogos, ludicidade, matematica, famíliaResumo
Este texto tem por objetivo relatar atividades realizadas no "Dia da Família". Uma programação organizada pela Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará, cujo objetivo é o de aproximar a família da escola. Essa experiência ocorreu como uma das atividades do subprojeto Alfabetização em linguagem e em matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que compõe o Programa Residência Pedagógica. Para tanto, foi organizado um conjunto de oficinas com três jogos matemáticos para trabalhar, de forma lúdica, com pais, responsáveis e filhos, momentos de aprendizagens de objetos de conhecimentos da matemática. Assim, este texto traz a descrição de como foi encaminhada a atividade, tomando como referência os registros realizados em diário de bordo e em imagens. Metodologicamente, o relato está apoiado em uma abordagem descritiva. Da experiência, é possível afirmar que o envolvimento da família com as atividades lúdicas permitem diálogos, interações e aproximações, que podem aproximar e trazer esses familiares para dentro da escola e, por conseguinte, envolvê-los com as aprendizagens de seus filhos.
Downloads
Referências
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das inteligências múltiplas. Petrópolis: Vozes, 1999.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, Presidência da República [1996]. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 set. 2022.
GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, n. 35, v.2, p. 57-63, abr. 1995.
MALUF, Ângela Maria Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.
MORETTI, Vanessa Dias; SOUZA, Neusa Maria Marques de. Educação matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: princípios e práticas pedagógicas. São Paulo: Cortez. 2015.
SILVEIRA, Elizangela da. O lúdico na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. 2011. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental) – Associação Educacional Frei Nivaldo Liebel-Assefreni Celer Faculdades, Xaxim, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Augusto Lopes Rosa, Chirlene Paulo Roldão, Flaviana da Costa Maués, Patrícia Oliveira Rodrigues, Valéria Risuenho Marques
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.