INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS

EXPERIENCES WITH GAMES AND MANIPULABLE MATERIALS

Autores

  • Thamires Yasmim da Cruz Mota Universidade Federal do Pará
  • Pedro Augusto Lopes Rosa Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará
  • Valéria Risuenho Marques Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Formação inicial d eprofessores, Matemática, Gamificação

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre algumas vivências ocorridas no período de novembro de 2022 a março de 2023, no subprojeto Alfabetização em linguagem e em matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Programa Residência Pedagógica, aprovado pelo Edital CAPES n. 24/2022, vinculado ao projeto institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para essa reflexão, houve a aproximação de aspectos acerca da gamificação e de jogos no/para o ensino. Metodologicamente, foi adotada a abordagem descritiva, onde foram aportados aos registros sistemáticos feitos em diário de bordo. As atividades formativas elencaram diferentes estratégias metodológicas, incluindo a exploração da malha quadriculada, o estudo de figuras planas e espaciais, o desenvolvimento/elaboração de atividades com habilidades da BNCC, uso de materiais concretos, gamificação, jogos para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e um módulo teórico-metodológico de alfabetização em matemática, propostos pela professora-orientadora do subprojeto e pelos professores-preceptores.

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Publicado

2023-10-05

Como Citar

da Cruz Mota, T. Y., Lopes Rosa, P. A., & Risuenho Marques, V. (2023). INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS: EXPERIENCES WITH GAMES AND MANIPULABLE MATERIALS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18537