INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: EXPERIÊNCIAS COM JOGOS E MATERIAIS MANIPULÁVEIS
EXPERIENCES WITH GAMES AND MANIPULABLE MATERIALS
Parole chiave:
Formação inicial d eprofessores, Matemática, GamificaçãoAbstract
Este texto tem como objetivo apresentar e refletir sobre algumas vivências ocorridas no período de novembro de 2022 a março de 2023, no subprojeto Alfabetização em linguagem e em matemática: experiências formativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Programa Residência Pedagógica, aprovado pelo Edital CAPES n. 24/2022, vinculado ao projeto institucional da Universidade Federal do Pará (UFPA). Para essa reflexão, houve a aproximação de aspectos acerca da gamificação e de jogos no/para o ensino. Metodologicamente, foi adotada a abordagem descritiva, onde foram aportados aos registros sistemáticos feitos em diário de bordo. As atividades formativas elencaram diferentes estratégias metodológicas, incluindo a exploração da malha quadriculada, o estudo de figuras planas e espaciais, o desenvolvimento/elaboração de atividades com habilidades da BNCC, uso de materiais concretos, gamificação, jogos para desenvolvimento do raciocínio lógico matemático e um módulo teórico-metodológico de alfabetização em matemática, propostos pela professora-orientadora do subprojeto e pelos professores-preceptores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018.
FRAGOSO, W. C. O medo da matemática. Revista Educação, Santa Maria, v. 26, n. 02, p. 95-109, 2001.
GEE, J. P. Bons videogames e boa aprendizagem. Revista Perspectiva, Florianópolis, v. 27, no 1, p. 167-178, jan./ jun. 2009. Disponível em http://www.perspectiva.ufsc.br. Acesso em 19 mar. 2023.
GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, 35(2), 57-63, 1995.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: o jogo como elemento da cultura / [tradução João Paulo Monteiro]. – 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
LORENZONI, Marcela. Pequeno glossário de inovação educacional. São Paulo: Geekie, 2016.
MAIA, M. G. B.; MARANHÃO, C. Alfabetização e letramento em língua materna e em matemática. Ciênc. Educ., Bauru, v. 21, n. 4, p. 931-943, 2015.
MASOLA, Wilson de Jesus; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Dificuldades de aprendizagem matemática: algumas reflexões. Educação Matemática Debate, v. 3, n. 7, 2019.
MURR, Caroline Elisa. Entendendo e aplicando a gamificação [recurso eletrônico]: o que é, para que serve, potencialidades e desafios. Florianópolis: UFSC: UAB, 2020.
OLIVEIRA, Jorgete Pereira; CHAVES, Evanice. S.; ALVES, José Moysés. As interações sociais na elaboração conceitual em uma aula da primeira série do ensino fundamental. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 58, n. 1, 2006.
SANTOS, Joyce Alves Muricy dos. A importância do lúdico: o desenvolvimento e a aprendizagem na Educação Infantil. Revista Mais Educação, v. 2, n. 10, 2019.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. Trad. José Cipolla Neto et alii. São Paulo, Livraria Martins Fontes, 1984.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Thamires Yasmim da Cruz Mota, Pedro Augusto Lopes Rosa, Valéria Risuenho Marques
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.