EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO CONTEXTO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DE ENSINO INTERDISCIPLINAR
Mots-clés :
Formação Inicial Docente. Estágio Supervisionado. Interdisciplinaridade. Anos Iniciais.Résumé
As propostas de ensino disciplinares ainda possuem forte predomínio nos ambientes escolares. Nessa perspectiva, elaborar uma prática de ensino interdisciplinar é um grande desafio que exige quebrar os paradigmas de um ensino transmissor e passivo ao aluno, e que permita novas formas de pensar do professor. Nesses termos, a formação inicial de futuros docentes alfabetizadores precisa criar condições para ampliar os conhecimentos deste público, visando ao desenvolvimento de uma proposta de ensino integradora de todos os saberes. Assim, este artigo busca apresentar e discutir as vivências adquiridas no contexto do estágio supervisionado em uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Belém-Pa. A inserção no espaço de estágio deu-se no primeiro semestre de 2022, sob a supervisão dos docentes ministrantes da disciplina Estágio de Docência I do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagem da Universidade Federal do Pará. As atividades realizadas durante o estágio consistiram em observar a prática de docentes regentes da turma, planejar e ministrar regências interdisciplinares junto aos alunos. O plano de aula foi construído na perspectiva interdisciplinar envolvendo os saberes da matemática, linguagem e ciências. Para construção das análises da experiência foram utilizados registros do diário de bordo do estágio, bem como, imagens das atividades realizadas com a turma. Os resultados apontam que uma prática pedagógica interdisciplinar é possível de ser realizada nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, demonstra a importância dos estágios supervisionados no/para o processo formativo de futuros professores que atuarão na Educação Básica.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental - Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.
CARVALHO, R. S. de. A invenção do pedagogo generalista: problematizando discursos implicados no governamento de professores em formação. 2011. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
CONCEIÇÃO, C. L. B. da; PINHEIRO, M. de P. G. de S.; MARQUES, V. R. M. Saberes docentes e estágio: uma experiência no ensino remoto. EBR – Educação Básica Revista, vol. 7, n. 1, 2022.
CURI, E. A formação do professor para ensinar Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas reflexões. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 7, p. 1-18, 20 nov. 2020.
FERREIRO, E; TEBEROSKY, A. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1985.
FORTUNATO, R. P.; CONFORTIN, R. Interdisciplinaridade nas escolas de educação básica: da retórica à efetiva ação pedagógica. Revista de Educação do Cogeime – Ano 22 – n. 43 – julho/dezembro 2013.
FOUCAMBERT, J. A leitura em questão. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.
GALVÃO, C. Ciência na Literatura e Literatura na Ciência. Interações. n. 3,32- 51. 2006.
LEITE, A. C. X; COSTA, A. M. de F. Jogos e brincadeiras na alfabetização de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Anais da XIX Jornada Científica dos Campos Gerais. v. 19, n. 1, 2021.
MATTER, J. A. A interdisciplinaridade nos anos iniciais do ensino fundamental. Santa Rosa, 2012. Monografia. Disponível em: < https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/2050/MONOGRAFIA%20INTERDISCIPLINARIDADE.pdf?sequence=1&isAllowed=y> . Acesso em 19 de Junho de 2022.
MORAES P. P; MACHADO JÚNIOR, A. G. Ensino da matemática em interface com a língua materna: prática pedagógica interdisciplinar. Revista REAMEC, Cuiabá (MT), v. 8, n. 3, p. 227-245, setembro-dezembro, 2020.
MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 7a ed. Trad.: Eloá Jacobina. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 2002.
NOGUEIRA, M. L. S. L. S; MEGID NETO, J. Práticas interdisciplinares nos anos iniciais do Ensino Fundamental: um estudo de teses e dissertações. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemática | v. 9 (18) jan-jun 2013. p. 23 - 37.
OLIVEIRA, K. F. D. de; UBAGAI, R. B. da S; MANFREDO, E. C. G; Proposta de letramento estatístico com gráficos e tabelas para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. In: I ENCONTRO NACIONAL ONLINE DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA – I ENOPEM, 2020, Mato Grosso, MT. Anais.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 2002. (Coleção Saberes da Docência)
PUTON, L. L; MANICA, L. de C. Interdisciplinaridade nos Anos Iniciais: a possibilidade de articulação entre Matemática e Geografia. Trabalho de Conclusão de Curso em Pedagogia, Universidade Federal da Fronteira Sul Campus Chapecó, 2017.
ROBERTS, D. Sujo, eu?!. São Paulo-SP: Companhia Editora Nacional, 2006. (Coleção Outras Histórias)
SILVA, E. M. dos S. da; DÓRIA; N. da S.; MARQUES, V. R. Estágio docente no ensino remoto: desafios e superação em tempos de pandemia. Cadernos de Estágio. Vol. 4 n.1 - 2022.
SIQUEIRA, A. Práticas interdisciplinares na educação básica: uma revisão bibliográfica -1970-2000. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v.3, n.1, p.90-97, dez.2001.
SOARES, M. C. et al. O ensino de ciências por meio da ludicidade: alternativas pedagógicas para uma prática interdisciplinar. Revista Ciências & Ideias, vol. 5, n.1. jan/abr -2014.
TAMIOSSO, R. T. “Vamos aprender na pracinha?”: sequência didática interdisciplinar para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Metodologias e Aprendizado, v. 2, 2020.
VESTENA, R. de F. et al. Histórias infantis e anos iniciais: uma possibilidade interdisciplinar para acessar conhecimentos científicos. Pedagogo. Foco, v. 12, n. 8, p. 167-184, jul./dez. 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Katlen Oliveira, Elizabeth Cardoso Gerhardt Manfredo, Valéria Risuenho Marques 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.