A importância dos jogos no ensino de matemática

Autori

  • Maria Célia de Lima Batista Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Ceará-Mirim https://orcid.org/0000-0002-1661-3333 http://lattes.cnpq.br/2971121618707426
  • Yasmin Gabrielle Barbosa Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN
  • Maria da Conceição Alves Bezerra Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Parole chiave:

Ensino de Matemática. Jogos Matemáticos. Atividades Lúdicas.

Abstract

Este trabalho propõe a utilização de jogos como meio de estimular o aprendizado da Matemática. Assim, o objetivo principal é discutir a importância do uso de jogos no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, relacionada à utilização dos jogos e ao seu aspecto lúdico. Apoia-se teoricamente nos trabalhos desenvolvidos por Vygotsky (1989), Grando (2000, 2007) e Kishimoto (2012), além de documentos de Educação. Como resultados, os jogos estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a formação de relações sociais, favorecem a concentração, o raciocínio lógico, emocional, além de desenvolver o gosto e o prazer pela Matemática.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Maria Célia de Lima Batista, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Ceará-Mirim

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Licenciatura em Matemática

Yasmin Gabrielle Barbosa Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Licenciatura em Matemática

Maria da Conceição Alves Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Professora visitante

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: CAEM / IME-USP, 2004.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Coleção Saberes, 1996.

GANDRO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.

GANDRO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. 2007. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto%20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.

LUCKESI, C. C. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002.

RÊGO, R. G; RÊGO, R. M. Matematicativa. Campinas. Autores Associados, 2013.

SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed 2007.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1998.

Pubblicato

2023-10-05

Come citare

Batista, M. C. de L., Soares, Y. G. B., & Bezerra, M. da C. A. (2023). A importância dos jogos no ensino de matemática . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202301. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18587

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.