A importância dos jogos no ensino de matemática
Mots-clés :
Ensino de Matemática. Jogos Matemáticos. Atividades Lúdicas.Résumé
Este trabalho propõe a utilização de jogos como meio de estimular o aprendizado da Matemática. Assim, o objetivo principal é discutir a importância do uso de jogos no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, relacionada à utilização dos jogos e ao seu aspecto lúdico. Apoia-se teoricamente nos trabalhos desenvolvidos por Vygotsky (1989), Grando (2000, 2007) e Kishimoto (2012), além de documentos de Educação. Como resultados, os jogos estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a formação de relações sociais, favorecem a concentração, o raciocínio lógico, emocional, além de desenvolver o gosto e o prazer pela Matemática.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: CAEM / IME-USP, 2004.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Coleção Saberes, 1996.
GANDRO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.
GANDRO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. 2007. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto%20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
LUCKESI, C. C. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002.
RÊGO, R. G; RÊGO, R. M. Matematicativa. Campinas. Autores Associados, 2013.
SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Maria Célia de Lima Batista, Yasmin Gabrielle Barbosa Soares, Maria da Conceição Alves Bezerra 2023
![Licence Creative Commons](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.