A importância dos jogos no ensino de matemática
Palabras clave:
Ensino de Matemática. Jogos Matemáticos. Atividades Lúdicas.Resumen
Este trabalho propõe a utilização de jogos como meio de estimular o aprendizado da Matemática. Assim, o objetivo principal é discutir a importância do uso de jogos no ensino de Matemática na Educação Básica. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica, relacionada à utilização dos jogos e ao seu aspecto lúdico. Apoia-se teoricamente nos trabalhos desenvolvidos por Vygotsky (1989), Grando (2000, 2007) e Kishimoto (2012), além de documentos de Educação. Como resultados, os jogos estimulam o desenvolvimento de habilidades cognitivas, a formação de relações sociais, favorecem a concentração, o raciocínio lógico, emocional, além de desenvolver o gosto e o prazer pela Matemática.
Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: CAEM / IME-USP, 2004.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Coleção Saberes, 1996.
GANDRO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.
GANDRO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. 2007. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto%20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
LUCKESI, C. C. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002.
RÊGO, R. G; RÊGO, R. M. Matematicativa. Campinas. Autores Associados, 2013.
SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Maria Célia de Lima Batista, Yasmin Gabrielle Barbosa Soares, Maria da Conceição Alves Bezerra
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.