The importance of games in mathematics teaching
Keywords:
Ensino de Matemática. Jogos Matemáticos. Atividades Lúdicas.Abstract
This work proposes the use of games as a means of stimulating mathematics learning. Thus, the main objective is to discuss the importance of using games in teaching Mathematics in Basic Education. To this end, we carried out qualitative, bibliographical research, related to the use of games and their playful aspect. It is theoretically based on the work developed by Vygotsky (1989), Grando (2000, 2007) and Kishimoto (2012), in addition to Education documents. As a result, games stimulate the development of cognitive skills, the formation of social relationships, favor concentration, logical and emotional reasoning, in addition to developing a taste and pleasure for Mathematics.
Downloads
References
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: 2018.
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: CAEM / IME-USP, 2004.
FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UECE, 2002.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa. Editora Paz e Terra. Coleção Saberes, 1996.
GANDRO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese. Doutorado. Universidade de Campinas. Campinas: Unicamp, 2000.
GANDRO, R. C. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. 2007. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto%20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
LUCKESI, C. C. Educação, ludicidade e prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. In: LUCKESI, Cipriano Carlos (org.) Ludopedagogia - Ensaios 1: Educação e Ludicidade. Salvador: Gepel, 2000.
KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 2002.
RÊGO, R. G; RÊGO, R. M. Matematicativa. Campinas. Autores Associados, 2013.
SMOLE, K.S.; DINIZ, M.I.; MILANI, E. Jogos de matemática do 6° ao 9° ano. Cadernos do Mathema. Porto Alegre: Artmed 2007.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo, Martins Fontes, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Maria Célia de Lima Batista, Yasmin Gabrielle Barbosa Soares, Maria da Conceição Alves Bezerra
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.