O PAPEL DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E RACIOCÍNIO LÓGICO DE FORMA DINÂMICA E CRIATIVA

Auteurs-es

Mots-clés :

Educação, Ludicidade, Matemática

Résumé

Os jogos há muito tempo são considerados entretenimento sem fins educacionais. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo analisar as contribuições dos jogos e outras atividades lúdicas no processo de ensino e aprendizagem em didática da matemática. O interesse pelo assunto levou ao questionamento: Qual a importância do jogo e lúdico no ensino de matemática?”. A pesquisa realizada é de natureza bibliográfica. Como justificativa, este estudo se baseia em autores como Smole, Diniz e Cândido (2009), Diniz (2012), Vygotsky (1989), D'Ambrósio (2010), Ribeiro (2009), Lungarzo (1991), Kishimoto (2011) e Kamii (1990). Assim, a pesquisa mostra a importância de utilizar jogos tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio, pois são atividades que estimulam, atraem e desenvolvem a capacidade cognitiva, promovendo a construção do conhecimento dos estudantes.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALVES, E.M.S. A ludicidade e o ensino de Matemática. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 02 jun. 2019.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

D’AMBROSIO, Beatriz S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. SBEM. Ano II. N2. Brasília. 2010.

DINIZ, Guilherme, et al. Análise das dificuldades encontradas pelos cuidadores em relação a cuidados domiciliares e paliativos. Disponível em: http://www.cesumar.br/prppge/pesquisa/epcc2013/oit_mostra/Bianca_Stawinski.pdf. Acesso em 03 de jun. de 2023

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. Ediitora Atlas SA, 2008.

GODOY, Arlida Schmidt. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de empresas, v. 35, p. 57-63, 1995.

KAMII, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Piaget para a atuação junto a escolares. Tradução de Regina de Assis. 11.ed. Campinas: Papirus, 1990.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida (org.). O jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LUNGARZO, C. O que é Ciência. Lógica. Matemática. São Paulo: Círculo do Livro, 1991.

RIBEIRO, Elisa. A perspectiva da entrevista na investigação qualitativa. In: Evidência, olhares e pesquisas em saberes educacionais. Número 4, maio de 2009.

SMOLE, Katia Stocco; DINIZ, Maria I. De Souza Vieira; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha. Resolução de problemas. Portão Alegre: Artmed, 2009.

VYGOTSKY, L. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Téléchargements

Publié-e

2023-10-05

Comment citer

Rolleri, M. M. M., Rolleri, M. I. M., & Soares, G. A. (2023). O PAPEL DOS JOGOS E ATIVIDADES LÚDICAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: AMPLIANDO CONHECIMENTOS E RACIOCÍNIO LÓGICO DE FORMA DINÂMICA E CRIATIVA. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01). Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/18594

Articles similaires

1 2 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.