A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR
Mots-clés :
Matemática, Ludicidade e Ensino Fundamental IRésumé
O objetivo deste estudo é evidenciar e articular caminhos metodológicos no ensino e aprendizagem do conteúdo matemático por meio de vivências lúdicas, vivências que favorecem a ludicidade como meio de aprendizagem em detrimento de atividades automáticas, mecânicas, repetitivas e sobre tudo descontextualizadas. O estudo teve como contexto, a escola José Torquato da Silva da rede pública do Município de Cuiabá-MT, e como sujeito: uma professora que atua na respectiva escola numa turma de 3º ano. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e para elaboração dos dados, foram utilizados como instrumentos: o questionário de caracterização da escola e da professora, observações em sala de aula e entrevista estruturada. A ludicidade se torna um caminho metodológico alternativo para impulsionar a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo, a cooperação, a criatividade, a autonomia, a organização, transformando o ensino da Matemática em situações de aprendizagem singulares, atrativas, alegres e prazerosas. As reflexões e práticas apresentadas mostram que as atividades diferenciadas e lúdicas possibilitam a construção do conhecimento de maneira concreta, significativa e interessante. Constatou-se que praticas pautadas em caminhos metodológicos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da matemática promovem significativamente o desenvolvimento cognitivo do aluno e promove ainda o encantamento pela disciplina.
Téléchargements
Références
LAPA, Luis Dionísio Paz. A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Passeando por Brasília e aprendendo geometria. Experiências numa escola da periferia do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, 2017.
LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACEDO, L.; PASSOS, N. C.; PETTY, A. L. S. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.
MORAIS, Maria Rosimere Moreira de. A importância do lúdico para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Curso de Pedagogia- Universidade Federal do Roo Grande do Norte- Luis Gomes-RN, 2016.
MOTA, Assislene Barros da Mota; ANDRADE, Keila Maria de Alencar Bastos. O lúdico como prática pedagógica no ensino da Matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 37-51, 2017.
MUNIZ, Cristiano Alberto. O ser matemático nos anos inicias e as produções subjetivas nas aprendizagens matemáticas: aprendizagem e diversidade. Encontro Paranaense de Educação Matemática, Unioeste de Cascavel: Cascavel-PR, 2017.
NASCIMENTO, Paulo Roberto do. A história do lúdico na educação. REVEMAT, e ISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011
PAIVA, Dalliva Stephani Eloi; PAULA, Hudson Diego Aquino de; CALADO, Vânia Aparecida. Os recursos lúdicos no ensino da Matemática entre alunos do Ensino Fundamental. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, nº. 09, Setembro/2017, UERN, Mossoró, RN.
SCHEFFER, Nilce Fátima; MARTINS, Marli Correa; MARTINS, Rosania Benachio. O lúdico e a Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. VIDYA, v. 36, n. 1, p. 177-186, jan./jun., 2016 - Santa Maria, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Fabiane Passarini Marques Pizaneschi 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.