Criação de jogos com frações de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em um contexto pós-pandêmico
Palavras-chave:
Ludicidade, Jogos, Frações, Ensino de MatemáticaResumo
Este trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Pública do Rio de Janeiro durante o ano de 2022, ano que ocorreu a transição do sistema de ensino remoto para o presencial. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo relatar como uma iniciativa lúdica pode promover benefícios pedagógicos e sociais. A atividade consistiu na produção de jogos pelos estudantes, que envolvessem o conteúdo de frações. Fundamenta-se teoricamente a utilização de jogos no ensino da Matemática como uma estratégia pedagógica. Por fim, relata-se os benefícios observados no processo de aprendizagem dos alunos, bem como destaca o impacto positivo da atividade na interação social entre os participantes, alinhando-se às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).
Downloads
Referências
BERNARDI, Tamires Pastore; MEGID, MABA. O ensino de frações no ensino fundamental I: livros paradidáticos, culinária, jogos e tecnologias. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 12, p. 1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6651_3731_ID.pdf. Acesso em: 09 set. 2023
BIFFI, Darcy de Liz et al. Conceito de Frações através do Estudo dos Registros de Representação. 2001. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82076. Acesso em: 09 set. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília. MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 09 set. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica. Acesso em: 09 set. 2023
DA SILVA, Deisy Gabrielly Trajano et al. O lúdico como recurso didático para o ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e2729119791-e2729119791, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9791. Acesso em: 09 set. 2023
DUVAL, Raymond; THADEU, Méricles. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/25344/. Acesso em: 09 set. 2023.
FAGUNDES, Ana Paula de Oliveira Veiga et al. Relato de experência - O uso de jogo no ensino de matemática: uma possibilidade. Cadernos de Educação, v. 20, n. 41, p. 145-163, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/1036663. Acesso em: 09 set. 2023.
KRANZ, Bárbara Elisa; DE ASSIS OLGIN, Clarissa. Jogos didáticos no ensino de frações nos anos finais do Ensino Fundamental. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Barbara-Kranz/publication/355174428_Jogos_didaticos_no_ensino_de_fracoes_nos_anos_finais_do_Ensino_Fundamental/links/6164338fae47db4e57c2135c/Jogos-didaticos-no-ensino-de-fracoes-nos-anos-finais-do-Ensino-Fundamental.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Educação Matemática em Revista, v. 2, n. 3, p. 17-24, 1994. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1323/732. Acesso em: 09 set. 2023.
PREVÊ, Deison Teixeira; SHENECKEMBERG, Cleder Marcos; MUNHOZ, Regina Helena. Lúdico no ensino de frações. Revista BOEM, v. 2, n. 2, p. 88-99, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/3970. Acesso em: 09 set. 2023.
RAUPP, Andréa Damasceno; GRANDO, Neiva Ignês. Educação matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, p. 63-83, 2016. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/dj9m9/pdf/brandt-9788577982158.pdf#page=64. Acesso em: 09 set. 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Natália Pedroza, Daniel Cunha, Diego Monteiro, Erick Cargnel, Jean Felipe de Assis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.