Criação de jogos com frações de estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental em um contexto pós-pandêmico
Mots-clés :
Ludicidade, Jogos, Frações, Ensino de MatemáticaRésumé
Este trabalho relata uma atividade realizada com alunos do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Instituição Pública do Rio de Janeiro durante o ano de 2022, ano que ocorreu a transição do sistema de ensino remoto para o presencial. Nesse contexto, o presente texto tem como objetivo relatar como uma iniciativa lúdica pode promover benefícios pedagógicos e sociais. A atividade consistiu na produção de jogos pelos estudantes, que envolvessem o conteúdo de frações. Fundamenta-se teoricamente a utilização de jogos no ensino da Matemática como uma estratégia pedagógica. Por fim, relata-se os benefícios observados no processo de aprendizagem dos alunos, bem como destaca o impacto positivo da atividade na interação social entre os participantes, alinhando-se às diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e aos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais).
Téléchargements
Références
BERNARDI, Tamires Pastore; MEGID, MABA. O ensino de frações no ensino fundamental I: livros paradidáticos, culinária, jogos e tecnologias. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 12, p. 1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6651_3731_ID.pdf. Acesso em: 09 set. 2023
BIFFI, Darcy de Liz et al. Conceito de Frações através do Estudo dos Registros de Representação. 2001. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82076. Acesso em: 09 set. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília. MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 09 set. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica. Acesso em: 09 set. 2023
DA SILVA, Deisy Gabrielly Trajano et al. O lúdico como recurso didático para o ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e2729119791-e2729119791, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9791. Acesso em: 09 set. 2023
DUVAL, Raymond; THADEU, Méricles. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/25344/. Acesso em: 09 set. 2023.
FAGUNDES, Ana Paula de Oliveira Veiga et al. Relato de experência - O uso de jogo no ensino de matemática: uma possibilidade. Cadernos de Educação, v. 20, n. 41, p. 145-163, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/1036663. Acesso em: 09 set. 2023.
KRANZ, Bárbara Elisa; DE ASSIS OLGIN, Clarissa. Jogos didáticos no ensino de frações nos anos finais do Ensino Fundamental. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Barbara-Kranz/publication/355174428_Jogos_didaticos_no_ensino_de_fracoes_nos_anos_finais_do_Ensino_Fundamental/links/6164338fae47db4e57c2135c/Jogos-didaticos-no-ensino-de-fracoes-nos-anos-finais-do-Ensino-Fundamental.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Educação Matemática em Revista, v. 2, n. 3, p. 17-24, 1994. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1323/732. Acesso em: 09 set. 2023.
PREVÊ, Deison Teixeira; SHENECKEMBERG, Cleder Marcos; MUNHOZ, Regina Helena. Lúdico no ensino de frações. Revista BOEM, v. 2, n. 2, p. 88-99, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/3970. Acesso em: 09 set. 2023.
RAUPP, Andréa Damasceno; GRANDO, Neiva Ignês. Educação matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, p. 63-83, 2016. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/dj9m9/pdf/brandt-9788577982158.pdf#page=64. Acesso em: 09 set. 2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Natália Pedroza, Daniel Cunha, Diego Monteiro, Erick Cargnel, Jean Felipe de Assis 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.