Creation of games with fractions of Elementary School students in a post-pandemic context
Keywords:
Ludicidade, Jogos, Frações, Ensino de MatemáticaAbstract
This work reports on an activity carried out with 6th-grade students from a Public Institution in Rio de Janeiro during the year 2022, which marked the transition from remote to in-person learning. In this context, the present text aims to describe how a playful initiative can promote academic and social benefits. The activity involved students creating games that revolved around the topic of fractions. The theoretical foundation for using games in mathematics education as a pedagogical strategy is discussed. Finally, the report discusses the benefits observed in the students' learning process and highlights the positive impact of the activity on social interaction among the participants, aligning with the guidelines of the BNCC (National Common Curricular Base) and the PCNs (Curricular Parameters National).
Downloads
References
BERNARDI, Tamires Pastore; MEGID, MABA. O ensino de frações no ensino fundamental I: livros paradidáticos, culinária, jogos e tecnologias. ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 12, p. 1-12, 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/6651_3731_ID.pdf. Acesso em: 09 set. 2023
BIFFI, Darcy de Liz et al. Conceito de Frações através do Estudo dos Registros de Representação. 2001. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/82076. Acesso em: 09 set. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília. MEC/SEMTEC, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/blegais.pdf. Acesso em: 09 set. 2023
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2015. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/a-area-de-matematica. Acesso em: 09 set. 2023
DA SILVA, Deisy Gabrielly Trajano et al. O lúdico como recurso didático para o ensino de frações no 6º ano do Ensino Fundamental. Research, Society and Development, v. 9, n. 11, p. e2729119791-e2729119791, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/9791. Acesso em: 09 set. 2023
DUVAL, Raymond; THADEU, Méricles. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. REVEMAT: Revista Eletrônica de matemática, v. 7, n. 2, p. 266-297, 2012. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/25344/. Acesso em: 09 set. 2023.
FAGUNDES, Ana Paula de Oliveira Veiga et al. Relato de experência - O uso de jogo no ensino de matemática: uma possibilidade. Cadernos de Educação, v. 20, n. 41, p. 145-163, 2021. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/cadernosdeeducacao/article/view/1036663. Acesso em: 09 set. 2023.
KRANZ, Bárbara Elisa; DE ASSIS OLGIN, Clarissa. Jogos didáticos no ensino de frações nos anos finais do Ensino Fundamental. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Barbara-Kranz/publication/355174428_Jogos_didaticos_no_ensino_de_fracoes_nos_anos_finais_do_Ensino_Fundamental/links/6164338fae47db4e57c2135c/Jogos-didaticos-no-ensino-de-fracoes-nos-anos-finais-do-Ensino-Fundamental.pdf. Acesso em: 09 set. 2023.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. A séria busca no jogo: do lúdico na matemática. Educação Matemática em Revista, v. 2, n. 3, p. 17-24, 1994. Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/article/view/1323/732. Acesso em: 09 set. 2023.
PREVÊ, Deison Teixeira; SHENECKEMBERG, Cleder Marcos; MUNHOZ, Regina Helena. Lúdico no ensino de frações. Revista BOEM, v. 2, n. 2, p. 88-99, 2014. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/3970. Acesso em: 09 set. 2023.
RAUPP, Andréa Damasceno; GRANDO, Neiva Ignês. Educação matemática: em foco o jogo no processo ensino-aprendizagem. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, p. 63-83, 2016. Disponível em: https://static.scielo.org/scielobooks/dj9m9/pdf/brandt-9788577982158.pdf#page=64. Acesso em: 09 set. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Natália Pedroza, Daniel Cunha, Diego Monteiro, Erick Cargnel, Jean Felipe de Assis
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.