A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores/as

  • Fabiane Passarini Marques Pizaneschi Prefeitura de Cuiabá/Várzea Grande-MT

Palabras clave:

Matemática, Ludicidade e Ensino Fundamental I

Resumen

O objetivo deste estudo é evidenciar e articular caminhos metodológicos no ensino e aprendizagem do conteúdo matemático por meio de vivências lúdicas, vivências que favorecem a ludicidade como meio de aprendizagem em detrimento de atividades automáticas, mecânicas, repetitivas e sobre tudo descontextualizadas. O estudo teve como contexto, a escola José Torquato da Silva da rede pública do Município de Cuiabá-MT, e como sujeito: uma professora que atua na respectiva escola numa turma de 3º ano. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e para elaboração dos dados, foram utilizados como instrumentos: o questionário de caracterização da escola e da professora, observações em sala de aula e entrevista estruturada. A ludicidade se torna um caminho metodológico alternativo para impulsionar a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo, a cooperação, a criatividade, a autonomia, a organização, transformando o ensino da Matemática em situações de aprendizagem singulares, atrativas, alegres e prazerosas. As reflexões e práticas apresentadas mostram que as atividades diferenciadas e lúdicas possibilitam a construção do conhecimento de maneira concreta, significativa e interessante. Constatou-se que praticas pautadas em caminhos metodológicos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da matemática promovem significativamente o desenvolvimento cognitivo do aluno e promove ainda o encantamento pela disciplina.

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Publicado

2023-10-05

Cómo citar

Pizaneschi, F. P. M. (2023). A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202331. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/16286

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