A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Fabiane Passarini Marques Pizaneschi Prefeitura de Cuiabá/Várzea Grande-MT

Palavras-chave:

Matemática, Ludicidade e Ensino Fundamental I

Resumo

O objetivo deste estudo é evidenciar e articular caminhos metodológicos no ensino e aprendizagem do conteúdo matemático por meio de vivências lúdicas, vivências que favorecem a ludicidade como meio de aprendizagem em detrimento de atividades automáticas, mecânicas, repetitivas e sobre tudo descontextualizadas. O estudo teve como contexto, a escola José Torquato da Silva da rede pública do Município de Cuiabá-MT, e como sujeito: uma professora que atua na respectiva escola numa turma de 3º ano. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e para elaboração dos dados, foram utilizados como instrumentos: o questionário de caracterização da escola e da professora, observações em sala de aula e entrevista estruturada. A ludicidade se torna um caminho metodológico alternativo para impulsionar a aprendizagem, desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo, a cooperação, a criatividade, a autonomia, a organização, transformando o ensino da Matemática em situações de aprendizagem singulares, atrativas, alegres e prazerosas. As reflexões e práticas apresentadas mostram que as atividades diferenciadas e lúdicas possibilitam a construção do conhecimento de maneira concreta, significativa e interessante. Constatou-se que praticas pautadas em caminhos metodológicos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da matemática promovem significativamente o desenvolvimento cognitivo do aluno e promove ainda o encantamento pela disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP : [s.n.], 2000.

LAPA, Luis Dionísio Paz. A ludicidade como ferramenta no processo de ensino-aprendizagem da Matemática. Passeando por Brasília e aprendendo geometria. Experiências numa escola da periferia do Distrito Federal. Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, 2017.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACEDO, L.; PASSOS, N. C.; PETTY, A. L. S. Os jogos e o lúdico na aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2005.

MORAIS, Maria Rosimere Moreira de. A importância do lúdico para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Curso de Pedagogia- Universidade Federal do Roo Grande do Norte- Luis Gomes-RN, 2016.

MOTA, Assislene Barros da Mota; ANDRADE, Keila Maria de Alencar Bastos. O lúdico como prática pedagógica no ensino da Matemática. Ensino da Matemática em Debate, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 37-51, 2017.

MUNIZ, Cristiano Alberto. O ser matemático nos anos inicias e as produções subjetivas nas aprendizagens matemáticas: aprendizagem e diversidade. Encontro Paranaense de Educação Matemática, Unioeste de Cascavel: Cascavel-PR, 2017.

NASCIMENTO, Paulo Roberto do. A história do lúdico na educação. REVEMAT, e ISSN 1981-1322, Florianópolis (SC), v. 06, n. 2, p. 19-36, 2011

PAIVA, Dalliva Stephani Eloi; PAULA, Hudson Diego Aquino de; CALADO, Vânia Aparecida. Os recursos lúdicos no ensino da Matemática entre alunos do Ensino Fundamental. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, v. 3, nº. 09, Setembro/2017, UERN, Mossoró, RN.

SCHEFFER, Nilce Fátima; MARTINS, Marli Correa; MARTINS, Rosania Benachio. O lúdico e a Educação Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. VIDYA, v. 36, n. 1, p. 177-186, jan./jun., 2016 - Santa Maria, 2016.

Downloads

Publicado

2023-10-05

Como Citar

Pizaneschi, F. P. M. (2023). A MATEMÁTICA E A LUDICIDADE: ARTICULAÇÕES ENTRE CÁLCULOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO ESCOLAR. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 4(01), e202331. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/16286

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.