Mais 1000: um recurso para o ensino de Matemática

Autores

  • Alixandre Marques Cruz Marques Universidade Federal de Sergipe
  • Carlos Alberto de Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Jogos. Ensino de Matemática. Alunos.

Resumo

Este texto tem por objetivo relatar a experiência do desenvolvimento do jogo matemático “Mais 1000”, realizado em uma turma de 7º ano do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de um município da região do sertão do estado de Sergipe, em agosto de 2019. Essa atividade foi realizada em aula ministrada em um dia de sábado letivo, contando por isso com a presença de apenas três estudantes, que foram os participantes do jogo executado. A abordagem metodológica sobre os jogos baseia-se nos entendimentos adotados por Raupp e Grando (2016), Grando (2015), Fiorentini e Miorim (1990) e Borin (1996); já a ideia surgida para a adaptação do jogo aplicado pautou-se a partir da leitura de Cruz (2019). Ao ser desenvolvida em sala de aula com os alunos, foi possível identificar contribuições para a aprendizagem dos estudantes, por meio de discussões, sanando suas dúvidas e levando-os a refletir sobre determinadas estratégias para a resolução do problema proposto.

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Referências

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Publicado

2021-08-29

Como Citar

Marques, A. M. C., & Vasconcelos, C. A. de . (2021). Mais 1000: um recurso para o ensino de Matemática . Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202122. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12270

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