Tapete Numérico: uma oficina sobre juros simples
Palavras-chave:
Juros Simples, Jogos Matemáticos, Ensino-aprendizagem, GamificaçãoResumo
O artigo trata de um relato de uma oficina sobre juros simples no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Nele apresentamos as experiências pedagógicas vivenciadas com os alunos do 2º ano do ensino médio, da EEEM XXXXX, com o jogo do Tapete de Juros. O jogo consiste em um tapete numérico, colocado no chão, além de dois cubos. A oficina teve por finalidade quebrar a monotonia na sala de aula, dar protagonismo ao aluno e fortalecer a relação professor-aluno. Ademais, a gamificação motiva e desperta a atenção, pois propõe uma mudança de rotina e busca facilitar o aprendizado. A execução foi relatada no presente texto, assim como, as regras do jogo, os modelos utilizados e a confecção. Foi possível perceber um engajamento maior dos estudantes na aula, tendo em vista que, em sua maioria, conseguiram compreender os conceitos da matéria relembrada, além da cooperação entre os grupos. Após a realização da dinâmica, os estudantes demonstraram satisfação, conforme os feedbacks apurados. Destaca-se que a aplicação da atividade beneficiou não só os participantes mas também os organizadores na formação como educadores.
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Referências
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