Tapete Numérico: uma oficina sobre juros simples
Parole chiave:
Juros Simples, Jogos Matemáticos, Ensino-aprendizagem, GamificaçãoAbstract
O artigo trata de um relato de uma oficina sobre juros simples no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Nele apresentamos as experiências pedagógicas vivenciadas com os alunos do 2º ano do ensino médio, da EEEM XXXXX, com o jogo do Tapete de Juros. O jogo consiste em um tapete numérico, colocado no chão, além de dois cubos. A oficina teve por finalidade quebrar a monotonia na sala de aula, dar protagonismo ao aluno e fortalecer a relação professor-aluno. Ademais, a gamificação motiva e desperta a atenção, pois propõe uma mudança de rotina e busca facilitar o aprendizado. A execução foi relatada no presente texto, assim como, as regras do jogo, os modelos utilizados e a confecção. Foi possível perceber um engajamento maior dos estudantes na aula, tendo em vista que, em sua maioria, conseguiram compreender os conceitos da matéria relembrada, além da cooperação entre os grupos. Após a realização da dinâmica, os estudantes demonstraram satisfação, conforme os feedbacks apurados. Destaca-se que a aplicação da atividade beneficiou não só os participantes mas também os organizadores na formação como educadores.
Downloads
Riferimenti bibliografici
SCARTON, Marília; CENCI, Amanda. Oficina: elaboração de um jogo com conteúdo de matemática financeira para ensino médio. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, licenciatura em matemática, 2019. Disponível em: https://ifrs.edu.br/bento/wp-content/uploads/sites/13/2019/12/Oficina-Matem%C3%A1tica-Financeira.pdf. Acesso em: 16 jan. 2023.
ALDISSERA, Olívia. O que é gamificação e como ela aumenta o engajamento. [S. l.], 5 abr. 2021. Disponível em: https://posdigital.pucpr.br/blog/gamificacao-engajamento. Acesso em: 23 jan. 2023.
DIAS, Jesus N. M. Educação Financeira Escolar: A Noção de juros. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora/MG, 2015.
PETRY, Daniela. O Jogo no Processo de Alfabetização. 2013.
KISHIMOTO, Tizuro Morchida (Org.). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 13º edição. São Paulo: Cortez, 2010.
GRANDO, Regina Célia. O Jogo e a Matemática no Contexto da Sala de Aula. São Paulo: Paulus, 2ª edição, 2008.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Natalia Lepaus Loureiro, Jegiane Carla Favoreto Mariano, Julia Schaetzle Wrobel
Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Condividi allo stesso modo 4.0 Internazionale.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.