ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS

Autores

  • Izamara de Freitas Pereira Universidade do Estado da Bahia
  • Joana do Nascimento Porto Neta Universidade do Estado da Bahia
  • Juliana Ribeiro Barbosa Universidade do Estado da Bahia
  • Ueliton Almeida Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Ludicidade, Aprendizagem, Operações Matemáticas

Resumo

Este Relato de Experiência trata apresenta os resultados de um projeto de intervenção que trata da aprendizagem das quatro operações básicas com ênfase na aplicação de atividades lúdicas. Foi realizado em uma escola pública da cidade de Barreiras, com um turma do ensino fundamental II, a partir das atividades do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Inicialmente, observamos que os alunos apresentavam dificuldades no trato com os algoritmos destas operações. Com isso, vimos à necessidade de dinamizar o pensamento independente e coletivo com a capacidade de resolver as quatro operações através de cálculos mentais e, também, de estratégias didático-pedagógicas facilitadoras, na perspectiva de que os alunos compreendessem a constituição dos algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão. Percebemos que as aulas com a utilização de atividades dinâmicas como: jogos, vídeos e gincanas facilitam a aprendizagem do aluno e tornam as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Esta experiência foi de grande valia para as pesquisadoras, porque permitiu a experimentação em sala de aula de possibilidades de utilização de materiais e recursos criados ou implementados por nós, futuras docentes da disciplina Matemática, durante a nossa investigação e de acordo com as necessidades da turma ora pesquisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP; 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o documento matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.

MARQUES, Gilberto. gilbertomarques.unblog.com.br/337336/a–lucidadeno-ensino-aprendisagem-matematica /GMCmatemático.

MEC.Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.

MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP, 1991.

TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record,1968.

Downloads

Publicado

2014-11-22

Como Citar

Pereira, I. de F. ., Porto Neta, J. do N. ., Barbosa, J. R. ., & Almeida, U. (2014). ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 1(01), 16–21. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/9803

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.