ATIVIDADES LÚDICAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DAS QUATRO OPERAÇÕES MATEMÁTICAS
Mots-clés :
Ludicidade, Aprendizagem, Operações MatemáticasRésumé
Este Relato de Experiência trata apresenta os resultados de um projeto de intervenção que trata da aprendizagem das quatro operações básicas com ênfase na aplicação de atividades lúdicas. Foi realizado em uma escola pública da cidade de Barreiras, com um turma do ensino fundamental II, a partir das atividades do PIBID- Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. Inicialmente, observamos que os alunos apresentavam dificuldades no trato com os algoritmos destas operações. Com isso, vimos à necessidade de dinamizar o pensamento independente e coletivo com a capacidade de resolver as quatro operações através de cálculos mentais e, também, de estratégias didático-pedagógicas facilitadoras, na perspectiva de que os alunos compreendessem a constituição dos algoritmos da adição, subtração, multiplicação e divisão. Percebemos que as aulas com a utilização de atividades dinâmicas como: jogos, vídeos e gincanas facilitam a aprendizagem do aluno e tornam as aulas mais dinâmicas e prazerosas. Esta experiência foi de grande valia para as pesquisadoras, porque permitiu a experimentação em sala de aula de possibilidades de utilização de materiais e recursos criados ou implementados por nós, futuras docentes da disciplina Matemática, durante a nossa investigação e de acordo com as necessidades da turma ora pesquisada.
Téléchargements
Références
BORIN, J. Jogos e resolução de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. São Paulo: IME-USP; 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o documento matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
MARQUES, Gilberto. gilbertomarques.unblog.com.br/337336/a–lucidadeno-ensino-aprendisagem-matematica /GMCmatemático.
MEC.Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática/ Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997.
MOURA, M. O. de. A construção do signo numérico em situação de ensino. São Paulo: USP, 1991.
TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record,1968.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.