CANTANDO E APRENDENDO: a Música como Instrumento para a Aprendizagem Lúdica da Matemática

Autores

Palavras-chave:

Matemática. Música. Ludicidade.

Resumo

Este artigo busca refletir sobre como a música pode ser um instrumento para o auxílio a aprendizagem de noções matemáticas básicas tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Ao longo do texto, apresentamos duas músicas autorais utilizadas em nossas salas de aula e apontamos outras músicas sugestivas que podem ser utilizadas pelos professores desta disciplina como apoio pedagógico para um ensino lúdico. Buscamos nossa fundamentação teórica nos estudos de Smole (2003), Lorenzi (2009), Kishimoto (2002), entre outros que dialogam sobre ensino de Matemática no contexto da ludicidade. Destacamos que embora inicialmente algumas músicas apresentadas não tenham em si uma proposta educacional, cabe ao professor ter esse olhar atento em analisar a letra e adaptá-la para o universo da Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilker Araújo de Melo, Universidade Federal de Alagoas

Acadêmico de Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de Licenciatura em Matemática pelo Centro Universitário Internacional UNINTER. É bolsista pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), onde realiza a pesquisa intitulada de: ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE ?PRÁTICAS EDUCATIVAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS COM TECNOLOGIAS MÓVEIS E UBÍQUAS? ENTRE OS ANOS 2010 E 2019. É monitor voluntário da disciplina de POLÍTICA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática. (GPTPEM/Cnpq/UFAL) e do coletivo Protagonismo em Ação. Membro da Gestão 2019 - 2020 do Centro Acadêmico de Pedagogia Paulo Freire (Gestão O CAPed Somos Nós: Protagonismo em Ação). Atuou como professor das disciplinas de MATEMÁTICA, CIDADANIA e ARTE nas séries do Ensino Fundamental II. Atualmente leciona no 5º ano do Ensino Fundamental I. Membro do projeto de extensão Projeto de Estimulação Precoce na Primeira Infância (PEPPI/AISCA/Cnpq/UFAL). Atuou como professor voluntário no Cursinho Popular PerifaEnsina e na Associação Esperança e Vida - Projeto Thallita, lecionando a disciplina de MATEMÁTICA para alunos do Ensino Médio na modalidade preparatória para vestibular e ENEM.

Carloney Alves de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Pós-Doutor em Educação (UFS), Doutor e Mestre em Educação Brasileira (UFAL) na linha de pesquisa Tecnologia da Informação e Comunicação na Formação do Professor, Especialização em Metodologia do Ensino da Matemática pela Faculdade Internacional de Curitiba e Graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal de Alagoas, do Centro de Educação (CEDU), na área de Saberes e Metodologias do Ensino da Matemática e professor vinculado aos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM), em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas e do Doutorado em Ensino em Rede (RENOEN). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas em Educação Matemática (GPTPEM). Avaliador do INEP do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Experiência na área de Matemática, Metodologia e Prática de Ensino da Matemática, Educação Matemática, Formação de Professor, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Educação a distância, Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Jogos Digitais, Gamificação e Dispositivos Móveis.

Deborah Layanna Eloi de Almeida, Universidade Federal de Alagoas

Graduanda em Pedagogia Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Está atualmente cursando o 8º Período, e em fase de elaboração do TCC com ênfase em Educação Matemática. Atuou como estagiária da SEMED como educadora de apoio infantil em um CMEI de Maceió-AL. Participa do Grupo de Estudo e Pesquisa em Tecnologias Educativas e Práticas Pedagógicas na Educação Matemática (GEPTPEM), foi voluntária do PIBIC com a temática de "Práticas de Laboratório em Educação Matemática: Estudos e Elaboração de Sequências didáticas para a formação do Pedadogo", e é monitora da disciplina de Sabres e Metodologias do Ensino de Matemática II do Centro de Educação (CEDU) da Universidade Federal de Alagoas. Todos os seus projetos são sob a orientação do docente Prof. Dr. Carloney Alves de Oliveira.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
COUTO, N. S. O faz-de-conta como atividade promotora de desenvolvimento infantil e algumas contribuições acerca de suas implicações para o aprender a ler e escrever. 2007.192 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília. 2007.
COUTO, N. S. O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: Alunos na escola, crianças na vida. Marília, 2013. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2013.
Garland, T. H., & Kahn, C. V. (1995). Math and music: Harmonious connections. Palo Alto, CA: Dale Seymour Publications.
Harkleroad, L. (2006). The math behind the music. Cambridge, UK: Cambridge University Press
KISHIMOTO, T.M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SALOMÃO, H. A. S; MARTINI, M.; JORDÃO, A. P. M. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Psicologia.pt, 2007. Disponível em: < https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0358&area=d6&subarea= >. Acesso em 05 mai 2021.
SANTOS-LUIZ, Carlos dos; MONICO, Lisete; CAMPELOS, Sandra e SILVA, Carlos Fernandes da. Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.271-293. ISSN 0871-9187.
Walker, J. S., & Don, G. W. (2013). Mathematics and music: Composition, perception, and performance. Florida, FL: CRC Press.

Publicado

2021-08-29

Como Citar

de Melo, W. A., de Oliveira, C. A., & de Almeida, D. L. E. (2021). CANTANDO E APRENDENDO: a Música como Instrumento para a Aprendizagem Lúdica da Matemática. Encontro De Ludicidade E Educação Matemática, 3(1), e202113. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/elem/article/view/12043