CANTANDO E APRENDENDO: a Música como Instrumento para a Aprendizagem Lúdica da Matemática
Palavras-chave:
Matemática. Música. Ludicidade.Resumo
Este artigo busca refletir sobre como a música pode ser um instrumento para o auxílio a aprendizagem de noções matemáticas básicas tanto na educação infantil quanto nos anos iniciais do ensino fundamental. Ao longo do texto, apresentamos duas músicas autorais utilizadas em nossas salas de aula e apontamos outras músicas sugestivas que podem ser utilizadas pelos professores desta disciplina como apoio pedagógico para um ensino lúdico. Buscamos nossa fundamentação teórica nos estudos de Smole (2003), Lorenzi (2009), Kishimoto (2002), entre outros que dialogam sobre ensino de Matemática no contexto da ludicidade. Destacamos que embora inicialmente algumas músicas apresentadas não tenham em si uma proposta educacional, cabe ao professor ter esse olhar atento em analisar a letra e adaptá-la para o universo da Educação.
Downloads
Referências
COUTO, N. S. O faz-de-conta como atividade promotora de desenvolvimento infantil e algumas contribuições acerca de suas implicações para o aprender a ler e escrever. 2007.192 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília. 2007.
COUTO, N. S. O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: Alunos na escola, crianças na vida. Marília, 2013. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2013.
Garland, T. H., & Kahn, C. V. (1995). Math and music: Harmonious connections. Palo Alto, CA: Dale Seymour Publications.
Harkleroad, L. (2006). The math behind the music. Cambridge, UK: Cambridge University Press
KISHIMOTO, T.M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SALOMÃO, H. A. S; MARTINI, M.; JORDÃO, A. P. M. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Psicologia.pt, 2007. Disponível em: < https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0358&area=d6&subarea= >. Acesso em 05 mai 2021.
SANTOS-LUIZ, Carlos dos; MONICO, Lisete; CAMPELOS, Sandra e SILVA, Carlos Fernandes da. Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.271-293. ISSN 0871-9187.
Walker, J. S., & Don, G. W. (2013). Mathematics and music: Composition, perception, and performance. Florida, FL: CRC Press.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.