CANTANDO E APRENDENDO: a Música como Instrumento para a Aprendizagem Lúdica da Matemática
Keywords:
Math. Song. Playfulness.Abstract
This article seeks to reflect on how music can be an instrument to aid the learning of basic mathematical notions both in early childhood education and in the early years of elementary school. Throughout the text, we present two original songs used in our classrooms and point out other suggestive songs that can be used by teachers in this discipline as a pedagogical support for a playful teaching. We look for our theoretical foundation in the studies of Smole (2003), Lorenzi (2009), Kishimoto (2002), among others who talk about teaching Mathematics in the context of playfulness. We emphasize that although initially some songs presented do not have an educational proposal in themselves, it is up to the teacher to have this attentive look in analyzing the lyrics and adapting them to the universe of Education.
Downloads
References
COUTO, N. S. O faz-de-conta como atividade promotora de desenvolvimento infantil e algumas contribuições acerca de suas implicações para o aprender a ler e escrever. 2007.192 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual Paulista, UNESP, Marília. 2007.
COUTO, N. S. O papel regulador da linguagem no jogo de papéis: Alunos na escola, crianças na vida. Marília, 2013. 292 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2013.
Garland, T. H., & Kahn, C. V. (1995). Math and music: Harmonious connections. Palo Alto, CA: Dale Seymour Publications.
Harkleroad, L. (2006). The math behind the music. Cambridge, UK: Cambridge University Press
KISHIMOTO, T.M. (Org). Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
SALOMÃO, H. A. S; MARTINI, M.; JORDÃO, A. P. M. A importância do lúdico na educação infantil: enfocando a brincadeira e as situações de ensino não direcionado. Psicologia.pt, 2007. Disponível em: < https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?codigo=A0358&area=d6&subarea= >. Acesso em 05 mai 2021.
SANTOS-LUIZ, Carlos dos; MONICO, Lisete; CAMPELOS, Sandra e SILVA, Carlos Fernandes da. Matemática e música: Sistematização de analogias entre conteúdos matemáticos e musicais. Rev. Port. de Educação [online]. 2015, vol.28, n.2, pp.271-293. ISSN 0871-9187.
Walker, J. S., & Don, G. W. (2013). Mathematics and music: Composition, perception, and performance. Florida, FL: CRC Press.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado nos Anais do Encontro de Ludicidade e Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam nos Anais do ELEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nos Anais do ELEM; exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial nos Anais do ELEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.