Cuidado Centrado na pessoa

reflexões da integração Ensino-Serviço na atenção básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20694

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Assistência Centrada no Paciente, Educação Médica, Atenção Primária à Saúde

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina primam pelo fortalecimento da formação na Atenção Primária priorizando, no âmbito da atenção à saúde, o cuidado centrado na pessoa. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da integração ensino-serviço para o desenvolvimento dessa habilidade, através  de pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o questionário de Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa. O universo da pesquisa foi composto por três grupos: médicos com e sem atividade docente-assistencial e alunos de medicina no internato. Os melhores resultados foram obtidos pelos profissionais com vínculo na atenção primária, sem atividade docente assistencial. O baixo desempenho dos internos sugere a necessidade  de estratégias para aproximar a universidade dos serviços de saúde e garantir a qualificação docente, com vistas à aquisição de habilidades necessárias aos estudantes de medicina, para o desenvolvimento  de boas práticas de cuidado centrado na pessoa.

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Biografia do Autor

Willian da Silva Lopes, Universidade Federal do Maranhão.

Universidade Federal do Maranhão.

Márcio Moysés de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão 

Leonardo Hunaldo dos Santos, Universidade Federal do Maranhão.

Universidade Federal do Maranhão.

Maria Raimunda Santos Garcia , Universidade Federal do Maranhão.

Universidade Federal do Maranhão.

Maria do Carmo Lacerda Barbosa, Universidade Federal do Maranhão.

Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

DA SILVA LOPES, W.; DE OLIVEIRA, M. M.; DOS SANTOS, L. H.; SANTOS GARCIA , M. R.; LACERDA BARBOSA, M. do C. Cuidado Centrado na pessoa: reflexões da integração Ensino-Serviço na atenção básica. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20694, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20694. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20694. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas

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