Cuidado Centrado na pessoa
reflexões da integração Ensino-Serviço na atenção básica
DOI :
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20694Mots-clés :
Serviços de Integração Docente-Assistencial, Assistência Centrada no Paciente, Educação Médica, Atenção Primária à SaúdeRésumé
As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina primam pelo fortalecimento da formação na Atenção Primária priorizando, no âmbito da atenção à saúde, o cuidado centrado na pessoa. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da integração ensino-serviço para o desenvolvimento dessa habilidade, através de pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o questionário de Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa. O universo da pesquisa foi composto por três grupos: médicos com e sem atividade docente-assistencial e alunos de medicina no internato. Os melhores resultados foram obtidos pelos profissionais com vínculo na atenção primária, sem atividade docente assistencial. O baixo desempenho dos internos sugere a necessidade de estratégias para aproximar a universidade dos serviços de saúde e garantir a qualificação docente, com vistas à aquisição de habilidades necessárias aos estudantes de medicina, para o desenvolvimento de boas práticas de cuidado centrado na pessoa.
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