PERCEPÇÃO SOCIAL DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NOS TEMPOS DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a12026

Palavras-chave:

Competências emocionais, Percepção social, Covid19

Resumo

Este artigo reflete as percepções sociais de jovens universitários sobre suas competências emocionais para enfrentar a Covid-19, que surgiram repentinamente, obrigando-nos a potencializar os recursos emocionais para enfrentar suas ameaças e desafios. O objetivo da pesquisa foi explorar a percepção social das competências emocionais para enfrentar a Covid-19 nos alunos da carreira de Gestão Sociocultural para o Desenvolvimento da Universidade de Pinar del Río; revelando os conteúdos perceptuais em torno das características das competências emocionais, suas formas de expressão e os elementos que as potencializam. Realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva a partir de um desenho qualitativo, com a utilização de métodos empíricos como a associação livre de ideias, a entrevista em profundidade e o grupo focal. A amostra foi composta por 30 alunos do curso de Gestão Sociocultural para o Desenvolvimento, selecionados aleatoriamente. Os resultados mostram um predomínio de percepções consensuais sobre o valor das competências emocionais para o enfrentamento da Covid-19 na dimensão pessoal e profissional, sendo estas percebidas como recursos essenciais para o enfrentamento de situações de emergência como a Covid-19.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilma Gómez Veloz, Profesora en la Universidad de Pinar del Río - Cuba

Master en Sicologia social y comunitaria

Maryuri García Gonzalez, Profesora de la Universidad de la Habana - Cuba

Doctora en Ciencias de la Educación

Referências

Bisquerra, R. y Pérez, N. (2007). Las competencias emocionales. Educación XXI, 10, 61-82.

de Souza, L. y Carbonero, M.Á. (2019). Formación inicial docente y competencias emocionales: análisis del contenido disciplinar en universidades brasileñas. Educaçao e Pesquisa: Revista da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Vol. 45(e186508), 1-16. Recuperado de http://dx.doi.org/10.1590/s1678-4634201945186508

Fernández, M. D. y Malvar, M. L. (2020). Las competencias emocionales de los orientadores escolares desde el paradigma de la educación inclusiva. Revista De Investigación Educativa, 38(1), 239-257. Recuperado de https://doi.org/10.6018/rie.369281

Fernández, P., Cabello, R. & Gutiérrez, M. J. (2017). Avances en la investigación sobre competencias emocionales en educación. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Vol 88(31.1.), pp. 15-26. Recuperado de https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5980739

Fragoso, R. (2015). Inteligencia emocional y competencias emocionales en educación superior. ¿Un mismo concepto? Revista Iberoamericana de Educación

Superior. Vol. 6(6), 110-125. Recuperado de https://www.redalyc.org/pdf/2991/299138522006.pdf

García, M; García, A y González, N. (2013). La formación de competencias, análisis desde los referentes sicológicos. Revista Referencia Pedagógica. Año 2013. No.1. ISSN: 2308-3042

Sánchez, B. (2019). Desarrollo de competencias emocionales. Evidencias empíricas de efectividad en diferentes propuestas metodológicas. Universidad de Alicante, España. (Tesis doctoral). Recuperado de http://rua.ua.es/dspace/handle/10045/93131

Publicado

2021-12-06

Como Citar

VELOZ, G. G. .; GONZALEZ, M. G. . PERCEPÇÃO SOCIAL DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NOS TEMPOS DE COVID-19. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 2, p. e12026, 2021. DOI: 10.52579/diapi.vol2.i.a12026. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12026. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCACIÓN SUPERIOR A LA LUZ DE LOS NUEVOS TIEMPOS