PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA REVISTA CUBANA DO ENSINO SUPERIOR: DO IMPRESSO PARA O DIGITAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a11655

Palavras-chave:

Comunicação científica, Conhecimento, Revistas acadêmicas, Disseminação, Transição

Resumo

Desde o final do século passado, o mundo da comunicação acadêmica não parou de evoluir. O surgimento da era digital gerou mudanças notáveis ​​que romperam o estatismo inerente ao processo tradicional de divulgação da ciência, que permaneceu praticamente inalterado por séculos. Nesse contexto, as revistas científicas surgem como meio formal de divulgação, organização e avaliação da ciência contemporânea, pois além de divulgar as mais recentes descobertas científicas e validar sua relevância, pertinência e vanguarda, também estimulam a interação entre as comunidades acadêmicas. Neste artigo expomos os desafios enfrentados por quem produz revistas de divulgação científica. Apresentamos o caso particular da Revista Cubana de Educação Superior, da Universidade de Havana, Cuba.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adelin Del Carmen García Hernández, Universidad de La Habana

Mestre en Ciencias de la Educación.

Máryuri García González, Profesora en Universidad de La Habana

Doctora en Ciencias de la Educación por la Universidad de La Habana.

Referências

Abadal, E. (2012). Acceso abierto a la ciencia. Barcelona: Editorial UOC. Recuperado el 31 de julio de 2014 de http://diposit.ub.edu/dspace/bitstream/2445/24542/1/262142.pdf.

Abadal, E. (2012). "Retos de las revistas en acceso abierto: cantidad, calidad y sostenibilidad económica ". Hipertext.net, 10, http://www.upf.edu/hipertextnet/numero-10/retos-revistas-en-acceso-abierto.html

Borgman, C. L. y Furner, J. (2002) “Scholarly Communication and Bibliometrics”. Annual Review and Information Science and Technology (ARIST), 36.

Björk, B.; Solomon, D. (2012). Open access versus subscription journals: a comparison of scientific impact. MBC Medicine, 10(73). Recuperado de http://www.biomedcentral.com/17417015/10/73

Campanario, J. M. (2002). ¿Cómo influye la motivación en el aprendizaje de las ciencias? http://www2.auh.es/imc/webens/127.html

Gómez R. G. y Gallo, E. Ma. C. (2016). El proceso de transición de las revistas académicas: de impreso a digital. Revista de Tecnología y Sociedad, núm. 10. Universidad de Guadalajara.

Declaración de Budapest (2002), sobre el acceso abierto a la ciencia (http://www.soros.org/openaccess/index.shtml)

McKiernan, G. (2002). E es para todos. The serials librarían, 41 (3-4), 293-321. Doi:10.1300/J123v41n03_23

Thompson, J. B. (2005) Books in the digital age. U.K.: PolityPress.

Thompson, J. B. (2010) Merchants of Culture. The Publishing Business in theTwenty-First Century. U.K.: PolityPress.

Publicado

2021-09-14

Como Citar

GARCÍA HERNÁNDEZ, A. D. C.; GONZÁLEZ, M. G. PROCESSO DE TRANSIÇÃO DA REVISTA CUBANA DO ENSINO SUPERIOR: DO IMPRESSO PARA O DIGITAL. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 2, p. e11655, 2021. DOI: 10.52579/diapi.vol2.i.a11655. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/11655. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCACIÓN SUPERIOR A LA LUZ DE LOS NUEVOS TIEMPOS