PERCEPÇÃO SOCIAL DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NOS TEMPOS DE COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol2.i.a12026

Palavras-chave:

Competências emocionais, Percepção social, Covid19

Resumo

Este artigo reflete as percepções sociais de jovens universitários sobre suas competências emocionais para enfrentar a Covid-19, que surgiram repentinamente, obrigando-nos a potencializar os recursos emocionais para enfrentar suas ameaças e desafios. O objetivo da pesquisa foi explorar a percepção social das competências emocionais para enfrentar a Covid-19 nos alunos da carreira de Gestão Sociocultural para o Desenvolvimento da Universidade de Pinar del Río; revelando os conteúdos perceptuais em torno das características das competências emocionais, suas formas de expressão e os elementos que as potencializam. Realizou-se uma pesquisa exploratória descritiva a partir de um desenho qualitativo, com a utilização de métodos empíricos como a associação livre de ideias, a entrevista em profundidade e o grupo focal. A amostra foi composta por 30 alunos do curso de Gestão Sociocultural para o Desenvolvimento, selecionados aleatoriamente. Os resultados mostram um predomínio de percepções consensuais sobre o valor das competências emocionais para o enfrentamento da Covid-19 na dimensão pessoal e profissional, sendo estas percebidas como recursos essenciais para o enfrentamento de situações de emergência como a Covid-19.

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Biografia do Autor

Gilma Gómez Veloz, Profesora en la Universidad de Pinar del Río - Cuba

Master en Sicologia social y comunitaria

Maryuri García Gonzalez, Profesora de la Universidad de la Habana - Cuba

Doctora en Ciencias de la Educación

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Publicado

2021-12-06

Como Citar

VELOZ, G. G. .; GONZALEZ, M. G. . PERCEPÇÃO SOCIAL DAS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS NOS TEMPOS DE COVID-19. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 2, p. e12026, 2021. DOI: 10.52579/diapi.vol2.i.a12026. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/12026. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático EDUCACIÓN SUPERIOR A LA LUZ DE LOS NUEVOS TIEMPOS