Cuidado Centrado na pessoa

reflexões da integração Ensino-Serviço na atenção básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i2.a20694

Palavras-chave:

Serviços de Integração Docente-Assistencial, Assistência Centrada no Paciente, Educação Médica, Atenção Primária à Saúde

Resumo

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Medicina primam pelo fortalecimento da formação na Atenção Primária priorizando, no âmbito da atenção à saúde, o cuidado centrado na pessoa. O objetivo deste trabalho é avaliar o impacto da integração ensino-serviço para o desenvolvimento dessa habilidade, através  de pesquisa de abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando o questionário de Percepção do Cuidado Centrado na Pessoa. O universo da pesquisa foi composto por três grupos: médicos com e sem atividade docente-assistencial e alunos de medicina no internato. Os melhores resultados foram obtidos pelos profissionais com vínculo na atenção primária, sem atividade docente assistencial. O baixo desempenho dos internos sugere a necessidade  de estratégias para aproximar a universidade dos serviços de saúde e garantir a qualificação docente, com vistas à aquisição de habilidades necessárias aos estudantes de medicina, para o desenvolvimento  de boas práticas de cuidado centrado na pessoa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian da Silva Lopes, Universidade Federal do Maranhão.

Universidade Federal do Maranhão.

Márcio Moysés de Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Universidade Federal do Maranhão 

Leonardo Hunaldo dos Santos, Universidade Federal do Maranhão.

Universidade Federal do Maranhão.

Maria Raimunda Santos Garcia , Universidade Federal do Maranhão.

Universidade Federal do Maranhão.

Maria do Carmo Lacerda Barbosa, Universidade Federal do Maranhão.

Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ALBIERO, José Francisco Gontan; FREITAS, Sérgio Fernando Torres de. Modelo para avaliação da integração ensino-serviço em Unidades Docentes Assistenciais na Atenção Básica. Saúde em Debate, v. 41, p. 753-767, 2017.

BARBOSA, Mírian Santana; RIBEIRO, Maria Mônica Freitas. O método clínico centrado na pessoa na formação médica como ferramenta de promoção de saúde. Revista Médica de Minas Gerais, v. 26, n. Supl 8, p. S216-S222, 2016.

BARBOSA, Mírian Santana. O método clínico centrado na pessoa na formação médica como ferramenta de promoção de saúde: aplicação e dificuldades na utilização por estudantes de medicina. 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas envolvendo seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF. Disponível em: https://www.gov.br/conselho- nacional-de-saude/pt-br. Acesso em: 2 jan. 2024.

BRASIL. Presidência da República. Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013. Institui o Programa Mais Médicos, altera as Leis no 8.745, de 9 de dezembro de 1993, e nº 6.932, de 7 de julho de 1981, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 2013. Disponível em: http://www.planalto .gov.br/ccivil_03/_Ato2011–2014/2013/Lei/L12871.htm. Acesso em: 2 jan. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília: Ministério da Educação. 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Programa Mais Médicos – Dois anos: Mais Saúde para os Brasileiros. Brasília. 2015. Disponível em: http:// dkw4g894e1jim.cloudfront.net/images/PDF/Livro_2_Anos_Mais_Medicos_ Ministerio_da_Saude_2015.pdf. Acesso em: 16 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília: Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa Mais Médicos para o Brasil. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/ content/article?id=59441 Acesso em: 2 jan. 2024.

BUSS, Paulo Marchiori; PELLEGRINI FILHO, Alberto. A saúde e seus determinantes sociais. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 17, p. 77-93, 2007.

CASTRO, Rodrigo Caprio Leite de; KNAUTH Daniela Riva. Papel dos atributos dos profissionais médicos na produção da abordagem centrada na pessoa em atenção primária à saúde. Ciência & Saúde Coletiva, v. 27, n. 2, p. 803-812, 2022.

CERON, Mariane. Habilidades de Comunicação: Abordagem centrada na pessoa. São Paulo: UNA-SUS, UNIFESP, 2013.

DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir, relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI (destaques). 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIBBONS, Jean Dickinson; CHAKRABORTI, Subhabrata. Nonparametric statistical inference: revised and expanded, 4. ed., v. 168, 2003.

IBM. SPSS Statistics. 2016. Disponível em: https://www.ibm.com.br/br-pt/products/spss-statistics. Acesso em: 31 dez. 2024.

KOLLING, Maurício Godinho. Avaliação do método clínico centrado na pessoa: tradução e validação do patient perception of patient centeredness questionnaire. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

MEZZICH, Juan E. et al. Communication and relationships in person centered medicine. International Journal of Person-Centered Medicine, v. 6, n. 1, p. 1-6, 2016.

ROCHA, Vinícius Ximenes Muricy. Reformas na educação médica no Brasil: estudo comparativo entre as diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em medicina de 2001 e 2014. Dissertação (Mestrado). Universidade Católica de Santos, Santos, 2018.

SHAH, Sameena et al. Has the inclusion of a longitudinally integrated communication skills program improved consultation skills in medical students? A pilot study. Journal of Family Medicine and Primary Care, v. 5, n. 1, p. 45, 2016.

STEWART, Moira et al. Medicina centrada na pessoa: transformando o método clínico: Artmed, 2017.

Downloads

Publicado

2024-08-22

Como Citar

DA SILVA LOPES, W.; DE OLIVEIRA, M. M.; DOS SANTOS, L. H.; SANTOS GARCIA , M. R.; LACERDA BARBOSA, M. do C. Cuidado Centrado na pessoa: reflexões da integração Ensino-Serviço na atenção básica. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 2, p. e20694, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i2.a20694. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/20694. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - Diálogo Interdisciplinar em diferentes espaços da vida: Desafios e perspectivas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)