Considerações teóricas sobre a formação da capacidade de identificação da morfologia da célula na carreira de Bioanálise Clínica
DOI:
https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i1.a19660Palavras-chave:
Processo, competências, Formação, identificar, célulaResumo
O progresso técnico-científico e as transformações sociais que ocorrem no mundo contemporâneo colocam novas exigências na formação dos estudantes universitários pela necessidade de estes serem capazes de participar ativamente nas transformações da sociedade. O artigo tem como objetivo socializar os resultados teóricos de uma investigação sobre o processo de formação da capacidade de identificar a morfologia da célula na carreira de Bioanálise Clínica da Universidade de Ciências Médicas de Pinar del Río. Os principais métodos foram o dialético-materialista como um geral que permite a materialização da unidade entre teoria e prática, a partir de uma abordagem sistêmica e generalizante, juntamente com métodos teóricos como a análise histórico-lógica e seus procedimentos, análise e síntese e indução e dedução, para chegar a conclusões e fazer generalizações. Os resultados estiveram na sistematização histórica e teórica da formação da capacidade de identificar a morfologia da célula na carreira de Bioanálise Clínica, nos contextos nacional e internacional, bem como seus antecedentes na Universidade de Pinar del Río, que apresenta insuficiências.Na sua implementação, não se apoia no modo de atuação profissional, não contribuindo para a configuração do objeto da profissão. As conclusões foram na necessidade de melhorias que contribuam para a formação de um profissional mais competente.
Downloads
Referências
Spirin LF (1977). La formación de las habilidades pedagógicas. Tesis de doctorado Instituto Superior Pedagógico “Rafael María de Mendive”. Pinar del Río. Cuba.
Klingberg L. (2009). Introducción a la Didáctica General. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.
Savin N. V. (1982). Pedagogía. Pueblo y Educación.
Danilov, N. A. y Skatkin, M. N. (1980). Didáctica de la escuela media. Editorial de Libros para la Educación.
Álvarez de Zayas R. M. (1997). Hacia un currículo integral y contextualizado. La Habana: Editorial Academia.
Álvarez de Zayas, C. M. La escuela en la vida. La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 1999.
Silvestre Oramas M, Zilberstein Toruncha J. (2000). Enseñanza y aprendizaje desarrollador. Ediciones CEIDE.
Márquez Marrero, J.L.; Ordaz Hernández, M. y Lazo Fernández, Y. (2023) Las habilidades: aspectos psicológicos desde la teoría histórico cultural. Derivaciones metodológicas para su formación. En: T. Y. Cala Peguero y P. Gougoulakis (Compiladores). Habilidades profesionales competencias y formación para el emprendimiento. Editorial Universitaria. Editorial Científica Liber Ciencia. ISBN versión digital 978-959-16-5055-9.p. 200.
Lanuez Bayolo, M., Pérez Fernández, V. (2005). Habilidades para el trabajo investigativo: experiencias en el Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño. IPLAC.
Brito Fernández H. Habilidades y hábitos (2016). Consideraciones pedagógicas para su manejo pedagógico. Editorial Varona.
Machado Ramírez, E. F. y Montes de Oca Recio, N.(2004). La formación y desarrollo de habilidades en el proceso docente-educativo. Universidad de Camagüey. http://www.monografias.com/trabajos15/habilidades-docentes/habilidades-docentes.shtml
Gómez, J. A. (2005). Evolución histórica de la morfología. Rev. Cubana Morfofisiol. 11(1),3-9.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Yanedsi López Dueña, Juan Lázaro Márquez Marrero, Ekaterina Ferragut Reinoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Diálogos e Perspectivas Interventivas (DIAPI) implica na transferência, pelas(os) autoras(es), dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os manuscritos publicados nesta revista são das(os) autoras(es), com direitos da DIAPI sobre a primeira publicação. As(os) autoras(es) somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando explicitamente a DIAPI como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada nesta revista científica os termos da licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.