Considerações teóricas sobre a formação de competências diagnósticas hematológicas na carreira de Bioanálise Clínica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52579/diapi.vol5.i1.a19662

Palavras-chave:

Processo, competências, formação, diagnóstico, universidade

Resumo

O percurso formativo do licenciado em tecnologia da saúde na especialidade de bioanálise clínica assenta no domínio de conhecimentos essenciais que, em estreita ligação com os modos de atuação, nos permitem dar soluções aos problemas profissionais que enfrentamos. na socialização dos resultados teóricos de uma investigação sobre o processo de formação da habilidade diagnóstica hematológica na carreira de Bioanálise Clínica da Universidade de Ciências Médicas de Pinar del Río. Os principais métodos foram o dialético-materialista como um geral que permite a materialização da unidade entre teoria e prática, a partir de uma abordagem sistêmica e generalizante, juntamente com métodos teóricos como a análise histórico-lógica e seus procedimentos, análise e síntese e indução e dedução, para chegar a conclusões e fazer generalizações. Os resultados estiveram na sistematização histórica e teórica da formação da habilidade diagnóstica hematológica na carreira de Bioanálise Clínica, nos contextos nacional e internacional, bem como seus antecedentes na Universidade de Pinar del Río, que apresenta insuficiências na sua implementação. não se sustenta no modo de atuação profissional e não contribui para a configuração do objeto da profissão. As conclusões foram na necessidade de melhorias que contribuam para a formação de um profissional mais competente

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Yarelys Rodríguez Fernández, Universidad de Pinar del Río

Licenciada en Tecnología de la Salud. Estudiante de la Maestría en Ciencias de la Educación. Universidad de Pinar del Río

Juan Lázaro Márquez Marrero, Universidad de Pinar del Río

Profesor Titular de la Universidad de Pinar del Río

Ekaterina Ferragut Reinoso, Centro de Educación y Promoción para el Desarrollo Sostenible CEPRODESO

Centro de Educación y Promoción para el Desarrollo Sostenible CEPRODESO

Referências

Spirin LF (1977). La formación de las habilidades pedagógicas. Tesis de doctorado Instituto Superior Pedagógico “Rafael María de Mendive”. Pinar del Río. Cuba.

Klingberg L. (2009). Introducción a la Didáctica General. La Habana: Editorial Pueblo y Educación.

Savin N. V. (1982). Pedagogía. Pueblo y Educación.

Danilov, N. A. y Skatkin, M. N. (1980). Didáctica de la escuela media. Editorial de Libros para la Educación.

Álvarez de Zayas R. M. (1997). Hacia un currículo integral y contextualizado. La Habana: Editorial Academia.

Álvarez de Zayas, C. M. La escuela en la vida. La Habana: Editorial Pueblo y Educación; 1999.

Silvestre Oramas M, Zilberstein Toruncha J. (2000). Enseñanza y aprendizaje desarrollador. Ediciones CEIDE.

Márquez Marrero, J.L.; Ordaz Hernández, M. y Lazo Fernández, Y. (2023) Las habilidades: aspectos psicológicos desde la teoría histórico cultural. Derivaciones metodológicas para su formación. En: T. Y. Cala Peguero y P. Gougoulakis (Compiladores). Habilidades profesionales competencias y formación para el emprendimiento. Editorial Universitaria. Editorial Científica Liber Ciencia. ISBN versión digital 978-959-16-5055-9.p. 200.

Lanuez Bayolo, M., Pérez Fernández, V. (2005). Habilidades para el trabajo investigativo: experiencias en el Instituto Pedagógico Latinoamericano y Caribeño. IPLAC.

Brito Fernández H. Habilidades y hábitos (2016). Consideraciones pedagógicas para su manejo pedagógico. Editorial Varona.

Machado Ramírez, E. F. y Montes de Oca Recio, N.(2004). La formación y desarrollo de habilidades en el proceso docente-educativo. Universidad de Camagüey. http://www.monografias.com/trabajos15/habilidades-docentes/habilidades-docentes.shtml

Gómez, J. A. (2005). Evolución histórica de la morfología. Rev. Cubana Morfofisiol. 11(1),3-9.

Publicado

2024-08-31

Como Citar

RODRÍGUEZ FERNÁNDEZ, Y.; MÁRQUEZ MARRERO, J. L.; FERRAGUT REINOSO, E. Considerações teóricas sobre a formação de competências diagnósticas hematológicas na carreira de Bioanálise Clínica. Diálogos e Perspectivas Interventivas, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 4–15, 2024. DOI: 10.52579/diapi.vol5.i1.a19662. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/dialogos/article/view/19662. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático - “Visión integral de la formación en la Universidad. Perspectivas desde experiencias diversas”