Chamada pública para composição do dossiê temático NARRATIVAS FANTÁSTICAS: O UNIVERSO ESPECULATIVO EM SUAS VARIADAS NUANCES
EMENTA: As narrativas especulativas fazem parte do cotidiano do homem desde a antiguidade. Em primeiro lugar, elas vieram em forma de contos orais. Posteriormente, ascenderam aos moldes escritos. Esse tipo de narrativa tem circulado ao longo do tempo, tornando-se parte integrante de tradições culturais, como expressão do inconsciente coletivo ou mecanismo de explicação do inexplicável. Nesse contexto, o Épico de Gilgamesh, poema escrito na Mesopotâmia, por volta de 2000 a. C, uma das primeiras obras conhecidas da literatura mundial, as epopeias Ilíada e Odisseia, de Homero, datadas do século IX a.C, as Histórias de Mil e uma noites, originárias do Oriente Médio e Sul da Asia, escritas provavelmente, por volta do século III, por escritores desconhecidos, são exemplos de como o imaginário humano tem sido povoado por elementos fantásticos ou sobrenaturais desde os tempos remotos, ou mais precisamente, desde sua criação. Diante dos argumentos supracitados, o presente dossiê visa trazer discussões e estudos que explorem narrativas inseridas no universo da ficção especulativa, sejam elas literárias ou não. Muito se tem debatido, nas últimas décadas, acerca do termo “ficção especulativa”, dada sua estreita ligação com outros termos, também alvos de constantes discussões e elucubrações, tais como: Ficção Científica, Literatura Fantástica, Literatura de Horror, Fantasia, entre outros. Para fins das reflexões que serão apresentadas neste dossiê, consideraremos o conceito apresentado por Araújo (2021) para a qual a ficção especulativa não é um gênero literário, mas uma categoria ficcional que pode amalgamar diferentes gêneros, tais como ficção científica, fantástico, horror, fantasia, realismo mágico, dentre outros. Convém, ainda, salientar que as discussões em torno das definições ou fronteiras dos gêneros literários são diversas e não unânimes. Para essa chamada, serão aceitos textos que se debrucem sobre a literatura e/ ou seu diálogo com outras artes tais como cinema e videogames.
Encerramento: 30 de junho de 2023
Instruções:
- Os manuscritos podem ser submetidos em português, espanhol e inglês (OBS: após aprovação será necessário o envio da versão em língua estrangeira, para submissões inicialmente em português / no caso de submissão em língua estrangeira, após aprovação, será necessário envio da versão em português).
- As diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/about/submissions#onlineSubmissions)
- Os manuscritos devem ser enviados via sistema da CEDU (https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/login) indicando nos COMENTÁRIOS PARA O EDITOR que a proposta deve ser direcionada ao dossiê NARRATIVAS FANTÁSTICAS
- OBS: todas as propostas submetidas passarão por análise preliminar dos organizadores/editores para verificação de adequação ao escopo do dossiê temático. Caso sejam selecionados, serão encaminhados para o processo de revisão às cegas por pares, conforme as normas da CEDU.
Organização:
Naiara Sales Araújo Santos – Doutora em Literatura Comparada pela London Metropolitan University, com Pós-doutorado em Literatura e Cinema pela Universidade de Granada. docente do Mestrado Acadêmico em Letras da Universidade Federal do Maranhão.
Tauan de Almeida Sousa – Doutorando em Ciências Sociais na Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.
Edson José Rodrigues Júnior – Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo. Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco.
José Antônio Moraes Costa – Mestre em Letras, Estudos Críticos e Teóricos em Literatura pela Universidade Federal do Maranhão. Docente na rede púbica e privada de São Luís.