Materiais Didáticos Manipuláveis para o Ensino de Geometria

uma Perspectiva para o Sexto Ano do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14299

Palavras-chave:

Ensino de Geometria. Materiais didáticos manipuláveis. Sexto ano do ensino fundamental.

Resumo

Os conhecimentos geométricos podem ser observados em todos os momentos da nossa vida, seja nos formatos dos pequenos objetos que nos cercam, seja nas grandiosas construções das civilizações humanas. Este fato mostra a importância e a necessidade de incluir seus conteúdos nos espaços escolares de maneira criativa e dinâmica. Para isso, construímos projetos que enfatizam os conhecimentos geométricos com um deles voltados para o ensino de geometria envolvendo materiais didáticos. O projeto foi desenvolvido numa pesquisa durante o Programa de Iniciação Científica (IC) 2019-2020, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Campus Senhor do Bonfim. Neste artigo apresentamos um recorte desta pesquisa com objetivo de catalogar materiais didáticos manipuláveis que podem auxiliar o professor de matemática que leciona geometria para o sexto ano do Ensino Fundamental. A pesquisa ancora-se na perspectiva da abordagem qualitativa e pautou sua construção na revisão bibliográfica de livros, artigos e laboratórios de matemática e geometria de universidades públicas brasileiras. Os dados coletados foram selecionados, analisados e consolidaram 10 categorias. Como resultados catalogamos 92 materiais didáticos manipuláveis que podem ajudar no ensino de conteúdos geométricos para os anos finais do Ensino Fundamental e, destes, 30 podem ser propostos para o sexto ano.

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Biografia do Autor

Mirian Ferreira de Brito, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Departamento de Educação/Campus VII-Senhor do Bonfim, Bahia/Curso de Licenciatura em Matemática/Laboratório de Desenho e Geometria

Vinicius Christian Pinho Correia, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduado no Curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Pós-Granduando em Docência Matemática e Práticas Pedagógicas pela Faculdade Única - Grupo Prominas. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase no ensino de Matemática e Geometria para o Ensino Fundamental e Médio. É bolsista voluntário do Programa de Iniciação Científica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). É atualmente estagiário do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática (LEPEM) pelo programa Partiu Estágio. E participa como Monitor Voluntário do Grupo de Estudos do Laboratório de Desenho e Geometria, do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (DEDC - UNEB, Campus VII). É Monitor da disciplina de Matemática no Programa Brasil na Escola, além disso, também já atuou como Monitor de Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental pelo Programa Novo Mais Educação na Escola Municipal Professoras Zenita e Maria Célia em Senhor do Bonfim - Bahia.

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Publicado

18-07-2022

Como Citar

Brito, M. F. de, & Correia, V. C. P. . (2022). Materiais Didáticos Manipuláveis para o Ensino de Geometria: uma Perspectiva para o Sexto Ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202203. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14299