O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada

Autori

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12225

Parole chiave:

Institucionalização do estágio. Programa de Residência Pedagógica. Pandemia Covid-19. Formação inicial de professores.

Abstract

Este artigo se refere a uma pesquisa qualitativa, caracterizada como documental e interpretativa em uma perspectiva histórica. Tem como objetivo apresentar o movimento de uma política institucionalizada do estágio supervisionado compartilhado de Matemática, identificando as ações que podem ser decorrentes desse movimento, com especial atenção para o contexto pandêmico. A metodologia da pesquisa foi realizada em duas etapas: 1. Estudo documental a partir de documentos Nacionais e de uma Instituição de Ensino Superior (IES) sobre os estágios supervisionados obrigatórios, incluindo os documentos publicados para o contexto pandêmico; 2. Análise interpretativa dos dados das Reuniões institucionais do Programa Residência Pedagógica (PRP) no contexto pandêmico, uma vez que, nessa instituição, o estágio supervisionado compartilhado é parte integrante do mesmo. Os resultados apontam que o estágio supervisionado compartilhado se fortaleceu na medida em que o processo de institucionalização vem avançando. As ações identificadas nesse processo consideram três dimensões: política nacional e regional de formação de professores, gestão de articulação entre universidade e escola e formação pedagógica com vistas às práticas que ocorrem nos estágios. Por fim, tais ações trazem reflexões sobre o contexto do ensino remoto na Educação Básica e a organização do estágio supervisionado nesse período, em relação ao curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de São Carlos.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, 2001

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº. 11.788, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 2/2015.

BRASIL. Programa Residência Pedagógica. 2018. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica . Último acesso em 08 de outubro de 2021.

CALDEIRA, A.D.; GREGOLIN, I.V. Ofício para o Diretor de Formação de Professores da Educação Básica, SEB – MEC, 03/08/2020, UFSCar. São Carlos/SP.

CIRÍACO, K. T.; SANTOS, Y. K. O PIBID como espaço colaborativo de formação de professores que ensinam matemática. Práxis educacional (online), v. 16, p. 569-595, 2020.

D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 16ª ed., Campinas: Papirus, 2008.

FARIA, E.; SOUZA, V.L.T. Sobre o conceito de identidade: apropriações em estudos sobre formação de professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 15, Número 1. Janeiro/Junho de 2011, 35-42.

FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática. Campinas: Autores Associados, 2006.

GATTI, B.A.; BARRETTO, E.S.S.; ANDRÉ, M.E.D.A.; ALMEIDA, P.C.A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019, 351 p.

LEONTIEV, A.N. Uma contribuição à teoria do Desenvolvimento da psique infantil. In VIGOTSKII, L.S. et alii Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP, 1988.

MOREIRA, M. A. - Pesquisa em Ensino: o vê Epistemológico de Gowin. S.P., E.P.U., 1990.

MOURA, M.O. O estágio na formação compartilhada do professor: retratos de uma experiência. São Paulo:FE/USP, 1999.

NÓVOA, A.; ALVIM, Y. C. Covid - 19 e o fim da educação: 1870 - 1920 - 1970 - 2020. Revista História da Educação (Online), v.15, Porto Alegre (RS), 2021.

GAMA, R; SOUSA, M. C. Elementos estruturantes que podem promover a construção do estágio compartilhado na Licenciatura em Matemática. In: LOPES, C. L.; TRALDI, A.; FERREIRA, A. C. (orgs.) O Estágio na formação inicial do professor que ensina matemática. Campinas: Mercado de Letras, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS. Projeto Político Pedagógico do curso de Licenciatura em Matemática. Universidade Federal de São Carlos, 2018.

ZAMPIERI, M. T. Z.; SOUSA, M. C.; GAMA, R. P. Estágio compartilhado e a constituição da identidade docente: programa residência pedagógica em matemática na UFSCar. In: autores. (org.). Educação Matemática em pesquisa: perspectivas e tendências. Guarujá: Editora Científica, 2021.

Pubblicato

2021-12-07

Come citare

Sousa, M. do C. de, Zampieri, M. T. ., & Gama, R. P. (2021). O estágio supervisionado compartilhado de matemática no contexto pandêmico: ações do movimento de uma política institucionalizada. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202126. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12225

Fascicolo

Sezione

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática