A insubordinação criativa como possibilidade para a educação matemática de jovens e adultos

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14671

Mots-clés :

Educação Matemática. Educação de Jovens e Adultos. Insubordinação Criativa.

Résumé

O presente estudo apresenta uma reflexão acerca da prática docente na educação matemática de jovens e adultos, buscando com destaque à insubordinação criativa como possibilidade à promoção de uma educação matemática crítica e humanizadora. Por meio da observação e análise de situações de ensino e aprendizagem de matemática em uma turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) foram tecidas reflexões sobre as consequências das escolhas de uma docente na compreensão e aprendizagem de matemática pelos estudantes. Ao final, foram tecidas considerações acerca do papel que a educação matemática pode exercer na formação crítica dos estudantes da EJA e da insubordinação crítica como meio para tal. Como resultado, foi enfatizado o papel da Insubordinação Criativa na formação crítica do sujeito da educação de jovens e adultos e, para que isso ocorra, ressaltou-se a necessidade da ressignificação da formação do próprio educador.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Maria Emília de Castro Urpia, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA - UNEB). Licenciada em Matemática (UNIFACS).

Erica Valeria Alves, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunto DEDC I (UNEB). Doutorado em Educação (UNICAMP).

Références

ÁVILA, A. Fundamentos y retos para transformar el currículum de matemáticas en la educación de jóvenes y adultos. Vargas, J.; Rivero, J. y Aguilera, M.(Comp.): Construyendo la modernidad educativa en América Latina. Nuevos desarrollos curriculares para la educación de jóvenes y adultos. Unesco, Oficina Regional de Educación para América Latina y el Caribe. Versión mimeo, 1996.

CARRAHER, T.; CARRAHER, D.; SCHLIEMANN, A. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.

CARVALHO, R. M. As condições do trabalho docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Câmpus Machado: em foco os professores de Matemática e de Informática. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação. Universidade São Francisco, Itatiba/SP, 2014.

CARVALHO, D. L. A Interação entre o Conhecimento Matemático da Prática e o Escolar. Tese de doutorado, Campinas, FE – UNICAMP, 1995.

D´AMBROSIO, B. S.; LOPES, C.E. Insubordinação criativa: um convite à reinvenção do educador matemático. Bolema: Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, SP, v. 29, n. 51, abr. 2015.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: Summus, 1986.

DUARTE, N. O ensino de matemática na educação de adultos. São Paulo: Cortez Ed., 1986.

FARIA, E. M. S. Trajetória escolar e de vida de egressos do Programa AJA Bahia: herdeiros de um legado de privações e resistências: Laginha-Conceição do Coité–Bahia. Tese de Doutorado. Dissertação (mestrado). Salvador: UNEB, 2008.

FONSECA, M. C. F. R. Educação matemática de jovens e adultos: especificidades, desafios e contribuições. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FREIRE, P. Conscientização. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Qualidade na educação: uma nova abordagem. Moacir Gadotti. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010. (Instituto Paulo Freire; 5 / Série Cadernos de Formação).

LOPES, C. A. E.; D'AMBROSIO, B. S.; CORRÊA, S. A. Atos de insubordinação criativa promovem a ética e a solidariedade na educação matemática. Zetetike, v. 24, n. 3, p. 287-300, 2016.

MARTINS, M. C. Investigando a Atividade Composicional: Levantando dados para um Ambiente Computacional de Experimentação Musical. Dissertação de Mestrado em Educação. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP. 1994.

MONTEIRO, A. O ensino de matemática para adultos através do método modelagem matemática. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1991.

PINTO, A. V. Sete lições sobre educação de adultos. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

SANDER, B. Gestão da educação na América Latina: construção e reconstrução do conhecimento. Campinas, SP: Autores Associados, 1995.

SILVEIRA, T. C.; LOPES, C. E. Os caminhos da Insubordinação Criativa: um breve debate teórico. Research, Society and Development, v. 10, n. 16, p. e398101623908-e398101623908, 2021.

SKOVSMOSE, O. Ole Skovsmose e sua educação matemática crítica. RPEM, Campo Mourão - SP, v.1, n.1, jul. /dez. 2012.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 4ª Ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Publié-e

2022-11-03

Comment citer

Urpia, M. E. de C., & Alves, E. V. . (2022). A insubordinação criativa como possibilidade para a educação matemática de jovens e adultos. Revista Baiana De Educação Matemática, 3(01), e202208. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14671