Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores de Matemática: limites e possibilidades

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12166

Mots-clés :

Palavras chave: Estágio Supervisionado. Aulas remotas. Ambiente de Aprendizagem virtual.

Résumé

O estudo tem por objetivo discutir as demandas atuais de professores que ensinam Matemática num cenário de pandemia a partir do mapeamento na internet de pesquisas e estudos sobre a utilização de recursos tecnológicos para aulas remotas.  Trata-se de um estudo do mapeamento das principais tendências apontadas por especialistas em trabalhos recentes divulgados na internet, nos media de modo geral. Para análise recorreu-se a um conjunto de lives na internet de instituições como a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), as de Ensino Superior, Secretarias de Educação etc. além de outras fontes como publicações atualizadas de jornais e revistas do país, documentos oficiais do Ministério de Educação e dos sindicatos de professores de alguns estados. O estudo contribuiu para a reflexão e divulgação de alternativas metodológicas para o ensino de Matemática em ambiente de aprendizagem virtual, nos tempos atuais.

Palavras chave: Estágio Supervisionado. Aulas remotas. Ambiente de Aprendizagem virtual.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Iran Abreu Mendes, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Références

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de Ensino e Estágio Supervisionado na Formação de Professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BRASIL. Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=17719-rescne-cp-002-03072015&Itemid=30192. Acessado em: 29 mar. 2019

CANDAU, Vera Maria (Org.). Magistério: construção cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.

GATTI, Bernadete A. [LIVE] Formação Continuada Territorial Disponível em https://youtu.be/ke8qMlZU6T4. Acesso em:07 de jul. de 2020 #FicaEmCasa #EstudeEmCasa #ProgramaBahiaOlimpica.

GARCÍA, Marcelo Carlos. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Colecção Ciências da Educação: século XXI. Porto: Porto, 1999.

GRUPO TIME. Alguns caminhos para ensinar matemática em ambientes virtuais. Disponível

em https://youtu.be/0jyLpuxiT6Y. Acesso em 18de jun.de 2020.

MERTON, Robert K. Sociologia do conhecimento. In: Sociologia do Conhecimento.

MOREIRA, Darlinda. Sociologia da matemática. (Org. GruPoTEM). Série cadernos de Educação Matemática, número 3. Lisboa: Associação de Professores de Matemática, 1998.

SBEM Rio de Janeiro. Cada um na sua casa: alguns caminhos para ensinar matemática em ambientes virtuais. Disponível em www.youtube.com/SBEMRiodeJaneiro. Acesso em: 18 de jul. de 2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Outras palavras além da mercadoria. Disponível em https://outraspalavras.net/alemdamercadoria/boaventura-a-universidade-pos pandemica. Acesso em: 02 jul.2020.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A Cruel Pedagogia do Vírus. Edições Almedina, Coimbra, Portugal, 2020.

Publié-e

2021-12-07

Comment citer

Pires, M. A. L. M., & Mendes, I. A. (2021). Estágio Supervisionado na Formação Inicial de Professores de Matemática: limites e possibilidades . Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202113. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12166

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática