Modelagem Matemática e Filosofia da Linguagem: Algumas Articulações

Contenido principal del artículo

Ademir Donizeti Caldeira
Daniana de Costa
Betina Cambi

Resumen

O objetivo deste artigo é realizar um estudo sobre como alguns termos que pertencem ao âmbito da Modelagem Matemática estão sendo pautados no pensamento de Ludwig Wittgenstein. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica e o material de análise é constituído por oito artigos científicos que foram publicados em congressos e em periódicos. Pelo estudo realizado, evidenciaram-se termos da Modelagem, tais como: matemática, realidade, modelo, matematização e inteiração, os quais apresentaram um entrelaçamento discursivo com a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Constatou-se que tal entrelaçamento ocorre por meio da atividade, ou seja, “ao modelar” é possível detectar como os modeladores articulam tais termos e como os percebem.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Caldeira, A. D., Costa, D. de, & Cambi, B. (2020). Modelagem Matemática e Filosofia da Linguagem: Algumas Articulações. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202004. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9301
Sección
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografía del autor/a

Ademir Donizeti Caldeira, Universidade Federal de São Carlos

Pro-Reitor de Graduação (2016-2020) da Universidade Federal de São Carlos, Vice-Diretor do Centro de Ciência da Educação (2008-2010) da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor do Curso de Matemática (1998-2003) da Universidade de Uberaba. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP/IBILCE(1987), mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RIO CLARO (1992) e doutorado em Educação pela UNICAMP (1998). Professor Associado IV do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Vice Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFScar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática na Educação Matemática e Etnomatemática.

Daniana de Costa, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2008) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/Celer Faculdades-SC (2009) e em Educação Matemática: Dimensões Teórico Metodológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR - UEPG (2013). É mestre em Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2017) e doutoranda em Educação (Linha de Pesquisa Educação Ciências e Matemática) na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

Betina Cambi, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Possui Especialização em Ética, Cidadania e Valores na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) em conjunto com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), além de Mestrado e Doutorado em Educação desenvolvidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do grupo de pesquisa Educação Matemática e Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente na área de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Atuou como professora do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública estadual e particular. Atuou também no ensino superior como professora mediadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) nos cursos de educação a distância em Licenciatura em Matemática e Engenharia (ciclo básico).

Citas

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; TORTOLA, Emerson Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: a linguagem de alunos como foco de análise. JIEEM - Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 111-142, 2014.

ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de; SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim. A matematização na articulação entre regras e experimentação empírica em atividades de Modelagem Matemática. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7º, 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: SIPEM, 2018. p. 1-13.

ANASTÁCIO, Maria Queiroga Amoroso. Considerações sobre a modelagem matemática e a educação matemática. 1990. 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1990.

ARAÚJO, Inês Lacerda. Do signo ao discurso: introdução à filosofia da linguagem. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. 279p.

ARAÚJO, Jussara Loiola. Relação entre matemática e realidade em algumas perspectivas de modelagem matemática na educação matemática. In: BARBOSA, J. C; CALDEIRA, A. D.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Modelagem matemática na educação matemática brasileira: pesquisas e práticas educacionais. Recife: Sociedade Brasileira de Educação Matemática, 2007. p. 17-32.

BARBOSA, Jonei Cerqueira. Modelagem matemática: concepções e experiências de futuros professores. 2001. 194f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, São Paulo, 2001.

CALDEIRA, Ademir Donizeti; MAGNUS, Maria Carolina Machado; CAMBI, Betina. Modelagem Matemática na Educação Matemática: uma engrenagem da maquinaria curricular. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 23, n. 1, p. 27-39, mar. 2018.

COSTA, Daniana de. Jogos de linguagem no contexto da Modelagem Matemática: quais mobilizações? Primeiras aproximações. In: XI CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11º, 2019, Belo Horizonte: Anais... Belo Horizonte: XI CNMEM, 2019, p. 1-12.

DUARTE, Claudia Glavam. A “realidade” nas tramas discursivas da educação em matemática escolar. 2009. 198f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS, São Leopoldo, RS, 2009.

DUARTE, Claudia Glavam; TASCHETTO, Leonidas Roberto. Reverberações da filosofia wittgensteiniana na Educação Matemática. In: DUARTE, Claudia Glavam; MOURA, Josiane de; SANTOS, Suelen Assunção (org.). Com(posições) Pós Estruturalistas em Educação Matemática e Educação em Ciências. São Paulo: Pimenta Cultural, 2019. p. 51-70.

FOUCAULT, Michel. Sobre as maneiras de se escrever a história. In: Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Ditos e Escritos II. Organização e seleção de textos Manoel Barros da Motta: tradução Elisa Monteiro. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. p. 64-80.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. 24. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014. 74p.

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. Uma concepção pragmática de ensino e aprendizagem. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 459-470, set./dez. 2007.

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. A construção e transmissão do conhecimento matemático sob uma perspectiva wittgensteiniana. Cad. Cedes, Campinas, v. 28, n. 74, p. 75-96, 2008.

GOTTSCHALK, Cristiane Maria Cornelia. A perspectiva antropológica filosófica de Wittgenstein e o conceito de homem na educação. International Studies on Law and Education, CEMOrOc-Feusp/IJI-Univ. do Porto, mai-ago, 2016.

LIMA, Telma. Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamasso. Procedimentos Metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis (Impresso), v. 10, p. 35-45, 2007.

MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. 6. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.

MAGNUS, Maria Carolina Machado. Modelagem matemática na educação matemática brasileira: histórias em movimento. 2018. 227f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018.

MAGNUS, Maria Carolina Machado; CALDEIRA, Ademir Donizeti; DUARTE, Claudia Glavam. O enunciado “é importante formar sujeitos críticos e reflexivos” nas tramas discursivas da modelagem matemática: uma problematização. Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v. 21, n. 2, p. 23-43, 2019.

MARON, Cristianne do Rocio de Mello. Modelagem Matemática como jogo de linguagem. 2017. 172p. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2017.

MENDONÇA, Priscilla Bibiano de Oliveira. A metodologia científica em pesquisas educacionais: pensar e fazer ciência. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v. 5, p. 87, 2017.

MORENO, Arley Ramos. Wittgenstein: os labirintos da linguagem ensaio introdutório. São Paulo: Moderna, Campinas, 2000. Coleção logos. 112p.

MORENO, Arley Ramos. Wittgenstein: através das imagens. 2. ed. Campinas: Editora Unicamp, 1995. Coleção Repertórios. 142p.

NEGRELLI, Leônia Gabardo. Uma reconstrução epistemológica do processo de modelagem matemática para a educação (em) matemática. 2008. 94f. Tese (Doutorado em Educação) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.

OLIVEIRA, Camila Fogaça; SOUZA, Henrique Cristiano Thomas; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Leituras de esquemas de modelagem matemática numa perspectiva wittgensteiniana. In: IX CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 9º, 2015, São Carlos. Anais... São Carlos: IX CNMEM, 2015, p. 1-14.

QUARTIERI, Marli Teresinha; KNIJNIK, Gelsa. Modelagem Matemática na Escola Básica: surgimento e consolidação. Caderno pedagógico, Lajeado, v. 9, n. 1, p. 9-26, 2012.

ROBIM, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa; TORTOLA, Emerson; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. A linguagem em atividades de Modelagem Matemática: caracterizações nos “Três mundos da matemática”. REnCiMa – Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 5, n. 1, 2014a, p. 1-20.

ROBIM, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa; TORTOLA, Emerson; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. O fazer Modelagem Matemática: uma análise à luz da Filosofia da Linguagem. In: XII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO, 12º, 2014, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: XII EPREM, 2014b, p. 2-17.

ROBIM, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa; TORTOLA, Emerson; SILVA, Cíntia da. Modelos matemáticos em atividades de Modelagem Matemática: uma terapia filosófica. In: VII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 8º, 2018, Foz do Iguaçu. Anais... Foz do Iguaçu: VII SIPEM, 2018, p. 1-13.

ROCHA, Ana Paula Francisca Pires. Realidade, matemática e modelagem: as referências feitas pelos alunos. 2015. 187f. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

ROSA, Claudia. Carreira. Formação continuada de professores, Modelagem Matemática e professor reflexivo: uma experiência. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11º, 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: XI ENEM, 2013.

SOUSA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Regras, convenções e o uso da matemática em atividades de modelagem matemática. In: XI CONFERÊNCIA NACIONAL SOBRE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 11º, 2019, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte: XI CNMEM, 2019, p. 1-15.

TORTOLA, Emerson; ROBIM, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa; ALMEIDA, Lourdes Maria Werle de. Compreensões sobre matemática e realidade na Modelagem Matemática: um estudo à luz de uma perspectiva filosófica de linguagem. In: VI ENCONTRO PARANAENSE DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 7º, 2014, Curitiba. Anais... Curitiba: VI EPMEM, 2014, p. 1-18.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014, 160p.

VILELA, Denise Silva; MENDES, Jackeline Rodrigues. A linguagem como eixo de pesquisa em educação matemática: contribuições da filosofia e estudos do discurso. Zetetiké, Campinas, v. 19, n. 36, p. 7-25, 2011.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Investigações filosóficas. Tradução Marcos G. Montagnoli. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2009a. 350p.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Anotações sobre as cores. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2009b, 208p.