GEOMETRÍA EN EDUCACIÓN PRIMARIA 2: de los parámetros del currículo nacional a la base común del currículo nacional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16152

Palabras clave:

PCN. BNCC. Hermenéutica de profundidad. Educación Matemática.

Resumen

Este artículo es el resultado de discusiones tejidas a lo largo del desarrollo de la asignatura Enseñanza y Aprendizaje de la Geometría en la Educación Básica, impartida en el (…). Con el objetivo de analizar cómo se plantea la enseñanza de la Geometría en los últimos años de la Enseñanza Primaria, según el PCN y la BNCC, e identificar similitudes y diferencias entre estas propuestas, dialogamos con el marco teórico metodológico de la Hermenéutica de Profundidad, propuesto de John B. Thompson, para comprender tanto aspectos internos de estos documentos, como su organización, objetivos y propuestas relacionadas con la enseñanza de la Geometría por etapas, así como aspectos relacionados con el contexto social, político y económico en el que se desarrollaron y fueran difundidos estos documentos. Dentre varias discusiones sobre estos movimientos, destacamos que algunos contenidos comenzaron a aparecer en diferentes ciclos, habiéndose anticipado; la BNCC amplió el abordaje de algunos conceptos y procedimientos al proponer la exploración de la descripción de algoritmos para construcciones geométricas y para la resolución de problemas; además, algunos contenidos que aparecían en los PCN de los últimos años de la Enseñanza Primaria no están contemplados en la BNCC, sin embargo, nuestros datos son insuficientes para afirmar que estos han sido suprimidos, siendo necesario compararlos con los PCN de los primeros años de Primaria y Secundaria, a fin de verificar la posibilidad de que estas hayan sido anticipadas o postergadas.

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Biografía del autor/a

Arthur Gonçalves Machado Júnior, Universidade Federal do Pará, UFPA, Belém/PA

Licenciado Pleno em Ciências com Habilitação em Matemática pela União das Escolas Superiores do Pará (1988/89), Mestre em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2005) e Doutor em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (2014). É professor da UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA) desde abril de 2010, situando-se atualmente na categoria de PROFESSOR ADJUNTO II. É docente/pesquisador do Programa de Pós-graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC/IEMCI/UFPA) - Mestrado Profissional. Também é docente da Faculdade de Educação Matemática e Científica (FEMCI) no Curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (LIECML) para os anos iniciais do Ensino Fundamental. Tem experiência na área de Educação Matemática e seu campo de pesquisa tem ênfase na Formação de Formadores Professores e na Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de formadores e de professores e processos de ensinar e aprender matemática na Educação Básica. Atualmente em Estágio pós-Doutoral, na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita ? UNESP/Campus Bauru, estado de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Antonio Nelson Pirola.

Walkiria Teixeira Guimarães, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2017). Especialista em educação matemática para os anos iniciais da educação básica pelo Instituto de Educação Matemática e Científica- IEMCI da Universidade Federal do Pará. Mestranda em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática. Atualmente faz parte do quadro de funcionários da Secretaria Municipal de Educação de Maracanã, atuando como professora de matemática nos Anos Finais da Educação Básica e professora das turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Mariana Cristina Boaretti Cavenaghi Johansen, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (bolsista CAPES) e licenciada em Matemática (2019; bolsista Reitoria) pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP). Possui Especialização em Ciências Forenses (2017) e bacharelado em Engenharia Química (2015) pela Universidade do Sagrado Coração. É membro participante do GHOEM - Grupo História Oral e Educação Matemática (setembro/2018 - atual). ORCID: 0000-0002-7393-2648. 

Tamiris Corrêa Luiz, Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru - SP (2019). Atualmente é aluna de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, campus de Bauru - SP. É membro participante do Grupo História Oral e Educação Matemática - GHOEM, desde 2017. É professora de Matemática da rede pública de ensino na cidade de Lençóis Paulista - SP, e bolsista da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), atuando como facilitadora virtual. ORCID: 0000-0001-9769-363X. 

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Publicado

2023-06-19

Cómo citar

Machado Júnior, A. G., Guimarães, W. T., Johansen, M. C. B. C., & Luiz, T. C. (2023). GEOMETRÍA EN EDUCACIÓN PRIMARIA 2: de los parámetros del currículo nacional a la base común del currículo nacional. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202311. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16152