Dramatemática: Teatro y Matemáticas

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Vinícius Borovoy de Sant'ana
Maria Beatriz Porto

Resumen

El presente trabajo articula Teatro con Educación Matemática a partir de la elaboración de un curso de extensión titulado Dramatemática. El curso, de diez reuniones de duración, se llevó a cabo en la  Universidad Estatal de Rio de Janeiro, dirigido a docentes en los primeros años, licenciados en Matemáticas, Pedagogía y / o Curso Normal con actividades docentes en Matemáticas en los primeros años. Para el desarrollo de la investigación se consideró la pregunta orientadora: ¿Cómo puede la articulación del teatro y la Matemática, desde los juegos teatrales y / o dramáticos, contribuir a la formación de los profesores de Matemática que trabajan en los primeros años? Para responder a esta pregunta, se aplicaron actividades de lenguaje teatral y se propusieron situaciones en las que las Matemáticas se presentaban de manera viva y contextualizada. Establecimos un grupo colaborativo orientado a compartir conocimientos y, con la aplicación de juegos teatrales y / o dramáticos, logramos desarrollar el potencial crítico, colaborativo y creativo de los participantes involucrados. La investigación realizada tuvo un carácter cualitativo y, para la obtención de los datos, se realizó la observación participante, los registros continuos, la grabación de reuniones y la evaluación final del curso. Una vez finalizado el curso, se crearon dos artefactos educativos: una secuencia didáctica, con una recopilación de planes de lecciones, y un diario que contiene los informes de los profesores que participaron en Dramatemática.

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Cómo citar
Borovoy de Sant’ana, V., & Porto, M. B. . (2021). Dramatemática: Teatro y Matemáticas. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202107. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.11984
Sección
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografía del autor/a

Vinícius Borovoy de Sant'ana, SEE MG

Professor de Matemática pela Secretaria de Educação de Minas Gerais.Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-graduação de Ensino em Educação Básica do CAp- UERJ,Especialista em Ensino de Matemática pela Universidade Cândido Mendes (UCAM),Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (Faveni), Licenciado em Matemática pelo Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell (ISEED), Bacharel em Ciências Atuariais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Alfa América.Idealizador do projeto Dramatemática. Pesquisador no grupo de pesquisa Alfabetização Científica e o Ensino de Física, Química, Biologia, Ciências e Matemática na Escola Básica e no grupo de pesquisa em insubordinação criativa - GPIC na linha de Empoderamento Profissional, Sociedade e Liderança. Atuação na Educação Matemática com ênfase na Insubordinação Criativa. Contato: viniciusborovoy@gmail.com

Maria Beatriz Porto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Possui graduação em Física, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui mestrado e doutorado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Fez pós-doutorado em Física, na área de Teoria Quântica de Campos, na modalidade de fixação de recém-doutor, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pós-doutorado no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, também na área de Teoria Quântica de Campos. Atualmente é Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com Dedicação Exclusiva, atuando na Educação Básica e na Educação Superior. Tem experiência acadêmica na área de Física , com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando, principalmente, nas seguintes linhas de pesquisa: Teoria Supersimétrica de Chern-Simon-Kalb-Ramon, Cordas Cósmicas, Teorias com Derivadas de Ordem Superior, Quantização Simplética e Supersimetria. Ingressou como professora efetiva da Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2005, sendo lotada no Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. A partir do ano de 2006 passou a atuar também nas áreas de História da Ciência e Ensino de Ciências da Natureza com ênfase, principalmente, nas linhas de História da Física, Formação de Professores, Ensino de Ciências em Espaços não-formais e A Inserção de Jogos nos Processos de Ensino e de Aprendizagem. Foi Coordenadora do Projeto PIBID Interdisciplinar 2014-2017, Campus Maracanã/Uerj. É Coordenadora do Projeto de Residência Pedagógica da área de Física desde 11/2020 - Campus Maracanã/Uerj. Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação de Ensino em Educação Básica, tendo coordenado o Programa de maio de 2017 até agosto de 2020. 

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