Conhecimento matemático na Educação Infantil: saberes e práticas de professoras num grupo colaborativo
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Abstract
O presente artigo traz excertos de uma dissertação, que buscou investigar quais os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos são mobilizados, reconhecidos e ressignificados por professores da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG, quando se reúnem em grupo de estudos. Temos como objetivo no artigo apresentar reflexões sobre o conhecimento matemático que deve ser abordado na Educação Infantil, pelo professor e trazer os registros das práticas envolvendo as medidas de tempo e de comprimento, que foram discutidas ao longo de encontros do grupo, destacando os fazeres práticos dos professores. A pesquisa foi desenvolvida partindo de uma abordagem qualitativa e com a perspectiva de elaboração de narrativas orais e escritas. O plano de trabalho de campo e os instrumentos de registros de informações compreenderam a formação do grupo de professoras, aplicação de questionários em alguns momentos, encontros periódicos de formação, discussão, planejamento e registro. Ainda envolveu a elaboração de um diário de campo pela pesquisadora, elaboração de registros pelos participantes, registros de áudio e vídeo das atividades desenvolvidas no grupo e, incentivo à produção de relatos a serem compartilhados com outros professores. Analisamos que os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos foram mobilizados, e outras aprendizagens como conhecimento curricular, durante a constituição e continuidade do grupo de estudos. Como produto final organizamos, a partir dos encontros e relatos orais e escritos das professoras, um livro, com a perspectiva de constituir um material de viés formativo.
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