The Supervised Digital Internship in a Mathematics Degree course in the inland cities the State of São Paulo: a problematized narrative
Main Article Content
Abstract
In this text, we intend to share the narrative of an experience related to the development of the supervised curricular internship, carried out by a student in Mathematics, in a school in the interior of the State of São Paulo in mid-2020. in Licentiate courses in the State of São Paulo. We seek to present reflections in the form of problematizations that were made throughout the experience and in subsequent reflections, based on the references and information raised in this text. Finally, we defend the carrying out of activities of the same nature as the text presented here, as a way, too, to record the problems faced by us in such difficult times for those who defend training and value scientific knowledge.
Downloads
Article Details
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
References
BOZELLI, F. C.; et al. A narrativa no ensino de ciências e matemática: análise de artigos publicados em periódicos brasileiros. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7. Anais... Montevideo (Uruguai), 2013. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/18358/1/Bozelli2013A.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2021.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. Ed. Ver. Campinas: Autores Associados, 2009.
LOPES, A. R. L. V. et. al. Estágio Curricular Supervisionado nas licenciaturas em Matemática: reflexões sobre as pesquisas brasileiras. Zetetiké, Campinas, v. 25, n. 1, p. 75 – 93, 2017. Disponível em: <https://doi.org/10.20396/zet.v25i1.8647637>. Acesso em: 28 out. 2021.
MARTINS, K. P. H.; RABÊLO, F. C. A escrita da história e do luto nas catástrofes coletivas. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 11, n. 3, p. 28-44, 2020. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/eip/article/view/41036>. Acesso em: 24 set. 2021.
MENESES, M. L. de S. O ensino remoto na rede estadual do Piauí a e pandemia da COVID-19. In: RIOS, J. A. V. P.; NASCIMENTO, L. G. M. (Orgs.). Coletânea Profissão Docente na Educação Básica (Vol. 6): Profissão Docente e Ensino Remoto Emergencial. p. 406-415. Curitiba: Brazil Publishing, 2021.
NACARATO A. M; PASSOS, C. L. B.; SILVA, H. Narrativas na pesquisa em Educação Matemática: caleidoscópio teórico e metodológico. Bolema, Rio Claro, v. 28, n. 49, p. 701-716, ago. 2014. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/bolema/a/GLsVPRSxztTHH3yngYdg6nc/?lang=pt>. Acesso em: 24 set. 2021.
OLIVEIRA, C. B.; SILVA-FORSBERG, M. C. O uso de narrativa nas pesquisas em formação docente em Educação em Ciências e Matemática. Ensaio, Belo Horizonte, n. 22, e14867, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/epec/a/MKStxfJgw8rXKPFJFBL6yPv/?lang=pt>. Acesso em: 24 set. 2021.
PERALTA, D. A. Formação Continuada de Professores de Matemática em Contexto de Reforma Curricular: contribuições da Teoria da Ação Comunicativa. Tese (Doutorado em Educação para Ciência) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2012. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/handle/11449/102015>. Acesso em: 24 set. 2021.
PERALTA, D. A. Habermas e as Professoras e Professores de Matemática: vislumbrando oásis. 1ª. Ed. Curitiba: Appris, 2019.
PERALTA, D. A.; GONÇALVES, H. J. L. Matemática e a inclusão do outro. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, 2019. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/21854>. Acesso em: 29 jul. 2021.
PINHEIRO, B. C. S. @Descolonizando_Saberes: mulheres negras na ciência. (Coleção culturas, direitos humanos e diversidade na educação em ciências). São Paulo: Livraria da Física, 2020.
SANTOS, B. S. A Cruel Pedagogia do Vírus. Coimbra: Edições Almedina, 2020.
SÃO PAULO. Centro de Mídias da Educação de São Paulo. 2021. Disponível em: <https://centrodemidiasp.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em: 26 jun. 2021.
SÃO PAULO. Deliberação CEE n. 177/2020, de 19 de março de 2020. Fixa normas quanto à reorganização dos calendários escolares, devido ao surto global do Coronavírus, para o Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, e dá outras providências. São Paulo: Diário Oficial do Estado. 2020a. Disponível em: <https://cegep.com.br/deliberacao-177-2020-cee-sp/>. Acesso em: 26 de jun. 2021.
SÃO PAULO. Parecer CEE n. 109/2020, de 15 de abril de 2020. Covid-19 _ Consulta da Unicamp que resulta em Orientações para Instituições de Ensino Superior vinculadas ao Sistema de Ensino do Estado de São Paulo, devido ao surto global da Covid-19. 2020b. Disponível em: <http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2020/Abril/16/exec1/pdf/pg_0014.pdf>. Acesso em: 26 de jun. 2021.
SÃO PAULO. Portaria da Dirigente Regional de Ensino de Andradina, de 30-06-2020. São Paulo: Diário Oficial do Estado. Quarta-feira, 1º de julho de 2020, 130(129), p. 27. 2020c. Disponível em: <http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/doflash/prototipo/2020/Julho/01/exec1/pdf/pg_0027.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2021.
SILVA, M. A.; MIARKA, R. Geni, a Pesquisa em [E]educação [M]matemática e o Zepelim. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, v. 10, n. 24, 2017. Disponível em: <https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/5331>. Acesso em: 26 jun. 2021.
SILVA, S. R. V. et al. Análise de estudos publicados em eventos brasileiros no período de 2003 a 2013: a narrativa no ensino de ciências e matemática. In: CONGRESO IBEROAMERICANO DE EDUCACIÓN MATEMÁTICA, 7. Anais... Montevideo (Uruguai), 2013. Disponível em: <http://funes.uniandes.edu.co/18224/1/Vieira2013An%C3%A1lise.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2021.