Para além das aparências: desafios e percepções diante da oferta do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro no contexto do ensino remoto

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Francisco José de Lima
Roberta da Silva

Abstract

O presente estudo tem como objetivo descrever e discutir sobre estratégias de ações para a oferta das disciplinas de Estágios Supervisionados no formato remoto, como alternativa face ao período de suspensão das atividades de ensino presenciais. Com abordagem qualitativa, o trabalho caracteriza-se como estudo de caso e tomou como objeto de análise documentos que tratam sobre a retomada do componente curricular nas licenciaturas, com enfoque de análise no plano de trabalho do curso de Matemática do IFCE, campus Cedro e seus desdobramentos. As discussões apontam proposições e orientações institucionais para a realização dos estágios no formato remoto e seu respectivo plano de execução no curso, discorrendo sobre memórias, desafios e percepções de futuros professores, ressaltando-se a impossibilidade de contato com professores formadores e professores regentes assim como o impedimento da convivência com o ambiente pedagógico da escola e com suas rotinas de trabalho. Além desses aspectos, destacam-se a falta de estrutura para o trabalho remoto, principalmente, energia elétrica, acesso à internet, computadores e aparelhos celulares, além de ausência de espaços adequados em domicílios da maioria desses professores e estudantes, elementos que implicam em dificuldades e limitações para a realização do trabalho pedagógico e, consequentemente, do Estágio Supervisionado em Matemática.

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How to Cite
Lima, F. J. de, & da Silva, R. (2021). Para além das aparências: desafios e percepções diante da oferta do Estágio Supervisionado na Licenciatura em Matemática do IFCE campus Cedro no contexto do ensino remoto. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202109. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12370
Section
Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática
Author Biography

Roberta da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) campus Cedro

Doutora em Psicologia pela UNIFOR, linha de Pesquisa: Ambiente, Trabalho e Cultura nas Organizações Sociais. Mestre em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri-URCA. Graduada em Formação de Professores para as Séries Finais do pela Universidade Estadual do Ceará (2004) e em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2001). Vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem (IFCE) e membro do Grupo Vivências de prazer - sofrimento e adoecimento dos docentes (IFPE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará IFCE campus Cedro.

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