Conhecimento matemático na Educação Infantil: saberes e práticas de professoras num grupo colaborativo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo traz excertos de uma dissertação, que buscou investigar quais os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos são mobilizados, reconhecidos e ressignificados por professores da Educação Infantil, da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte/MG, quando se reúnem em grupo de estudos. Temos como objetivo no artigo apresentar reflexões sobre o conhecimento matemático que deve ser abordado na Educação Infantil, pelo professor e trazer os registros das práticas envolvendo as medidas de tempo e de comprimento, que foram discutidas ao longo de encontros do grupo, destacando os fazeres práticos dos professores. A pesquisa foi desenvolvida partindo de uma abordagem qualitativa e com a perspectiva de elaboração de narrativas orais e escritas. O plano de trabalho de campo e os instrumentos de registros de informações compreenderam a formação do grupo de professoras, aplicação de questionários em alguns momentos, encontros periódicos de formação, discussão, planejamento e registro. Ainda envolveu a elaboração de um diário de campo pela pesquisadora, elaboração de registros pelos participantes, registros de áudio e vídeo das atividades desenvolvidas no grupo e, incentivo à produção de relatos a serem compartilhados com outros professores. Analisamos que os saberes e conhecimentos matemáticos e metodológicos foram mobilizados, e outras aprendizagens como conhecimento curricular, durante a constituição e continuidade do grupo de estudos. Como produto final organizamos, a partir dos encontros e relatos orais e escritos das professoras, um livro, com a perspectiva de constituir um material de viés formativo.
Downloads
Detalhes do artigo
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
AZEVEDO, Priscila Domingues. O conhecimento matemático na educação infantil: o movimento de um grupo de professoras em processo de formação continuada. 2012. 241 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
BOGDAN, Roberto C.; BIKLEN, Sari Knopp. A Investigação Qualitativa em Educação. Porto: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil – Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução CNE/CEB 05/2009 que fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1,18p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica – Brasília: MEC/SEB, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender. 1. ed. – Brasília: MEC/SEB, 2016, 128 p. Coleção Leitura e escrita na educação infantil, v. 2.
CONTI, Keli Cristina. Desenvolvimento profissional de professores em contextos colaborativos em práticas de letramento estatístico. 2015. 273 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, Campinas,2015.
FIORENTINI, Dario. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, Marcelo de Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola (org) Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2 ed. Belo Horizonte, Autêntica: 2006.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Formadores de professores, conhecimentos da docência e casos de ensino. In: Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues (org.) – São Carlos: EdUFSCar, 2002.
MELLO, Maria Aparecida; BASSO, Itacy Salgado. Formação continuada de professoras de Educação Infantil na perspectiva histórico-cultural: a atividade mediada em processos colaborativos. In: Formação de professores, práticas pedagógicas e escola. MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues (org.) – São Carlos: EdUFSCar, 2006.
NACARATO, Adair Mendes. Narrar a experiência docente... Um processo de (auto)formação. In: GRANDO, Regina Célia; TORICELLI, Luana; NACARATO, Adair Mendes (org.) De professora para professora – Conversas sobre iniciAção matemática. São Carlos: Pedro & João Editores, 2008.
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez, CÂNDIDO Patrícia. Coleção – Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2000 e Penso, 2014. 3 v.
STEHLING, Denise França. Saberes e conhecimentos matemáticos na Educação Infantil: formação continuada de professores em um grupo de estudos. 2018. 147f. Dissertação (Mestrado em Educação e Docência) — Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte.
STEHLING, Denise França; CONTI, Keli Cristina. A arte da palavra: ressignificando o vivido. Belo Horizonte: FaE/UFMG, 2019.