Modelagem Matemática e Filosofia da Linguagem: Algumas Articulações

Conteúdo do artigo principal

Ademir Donizeti Caldeira
Daniana de Costa
Betina Cambi

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar um estudo sobre como alguns termos que pertencem ao âmbito da Modelagem Matemática estão sendo pautados no pensamento de Ludwig Wittgenstein. A metodologia baseia-se na pesquisa bibliográfica e o material de análise é constituído por oito artigos científicos que foram publicados em congressos e em periódicos. Pelo estudo realizado, evidenciaram-se termos da Modelagem, tais como: matemática, realidade, modelo, matematização e inteiração, os quais apresentaram um entrelaçamento discursivo com a filosofia da linguagem de Wittgenstein. Constatou-se que tal entrelaçamento ocorre por meio da atividade, ou seja, “ao modelar” é possível detectar como os modeladores articulam tais termos e como os percebem.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Caldeira, A. D., Costa, D. de, & Cambi, B. (2020). Modelagem Matemática e Filosofia da Linguagem: Algumas Articulações. Revista Baiana De Educação Matemática, 1, e202004. https://doi.org/10.47207/rbem.v1i0.9301
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Ademir Donizeti Caldeira, Universidade Federal de São Carlos

Pro-Reitor de Graduação (2016-2020) da Universidade Federal de São Carlos, Vice-Diretor do Centro de Ciência da Educação (2008-2010) da Universidade Federal de Santa Catarina, Diretor do Curso de Matemática (1998-2003) da Universidade de Uberaba. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela UNESP/IBILCE(1987), mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RIO CLARO (1992) e doutorado em Educação pela UNICAMP (1998). Professor Associado IV do Departamento de Metodologia de Ensino da Universidade Federal de São Carlos. Vice Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Cultura. Credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFScar. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente nos seguintes temas: Modelagem Matemática na Educação Matemática e Etnomatemática.

Daniana de Costa, Universidade Federal de São Carlos

Licenciada em Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2008) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2018). Especialista em Matemática e Física pela Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas/Celer Faculdades-SC (2009) e em Educação Matemática: Dimensões Teórico Metodológicas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR - UEPG (2013). É mestre em Desenvolvimento Regional (Linha de Pesquisa Educação e Desenvolvimento) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2017) e doutoranda em Educação (Linha de Pesquisa Educação Ciências e Matemática) na Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR.

Betina Cambi, Universidade Federal de São Carlos

Formada em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Foi bolsista CAPES do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Possui Especialização em Ética, Cidadania e Valores na Escola pela Universidade de São Paulo (USP) em conjunto com a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), além de Mestrado e Doutorado em Educação desenvolvidos pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). É membro do grupo de pesquisa Educação Matemática e Cultura. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática atuando principalmente na área de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Atuou como professora do Ensino Fundamental II e Médio da rede pública estadual e particular. Atuou também no ensino superior como professora mediadora da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) nos cursos de educação a distância em Licenciatura em Matemática e Engenharia (ciclo básico).

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