Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem através de materiais manipuláveis
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo apresenta o relato da atividade experimental denominada “Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem por meio de materiais manipuláveis” que foi proposta para os alunos da disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. O objetivo do trabalho foi obter as planificações do cubo através de materiais manipuláveis. A atividade sugerida consistia na construção do cubo e sua respectiva desconstrução, de forma a visualizar no plano. Além disso, foram indicados problemas envolvendo esse conteúdo, a fim de permitir que o aluno interaja com as planificações. A discussão em torno desses problemas foi muito produtiva. Os resultados apontaram que a atividade favoreceu a busca por novas estratégias de ensino, de forma a tornar significativo o processo de aprendizagem para os alunos da educação básica. A partir das discussões, foi possível perceber que a tarefa contribuiu para melhorar a formação inicial dos alunos da graduação em matemática. Dessa forma, ao propor um desafio aos estudantes, é necessário desenvolver estratégias para a compreensão do problema e estabelecer formas criativas para soluções que possam utilizar materiais manipuláveis.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 1-14, 3 jun. 2019. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2334.
BELTRÃO, Isabel do Socorro Lobato; KALHIL, Josefina Barrera; BARBOSA, Ierecê dos Santos. PIBID MATEMÁTICA: contribuições para a formação docente. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 78-93, 12 jul. 2017. Revista REAMEC. http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p78-93.i5344.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 15 de 5 de março de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 abr. 2023.
CORREIA, Vinícius Christian Pinho; BRITO, Mirian Ferreira de. Materiais Didáticos Manipuláveis para o Ensino de Geometria: uma Perspectiva para o Sexto Ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202203, 2022. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14299
GONORING, Cecilia Luzia Belardt. ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 80-91, 12 fev. 2020. IFES – Instituto Federal do Espirito Santo. http://dx.doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.521.
POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpressão. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.
EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem>. Acesso em: 29 de mar. 2023.
GEOMETRY NETS HELPER. Disponível em: <https://digital-gene.com/app_geometrynets.php?lang=en>. Acesso em: 28 de abr. de 2023.
GERVÁZIO, Suemilton Nunes. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. C.Q.D. – Revista Eletrônica Paulista de Matemática, [S.L.], v. 9, p. 42-55, jul. 2017. C.Q.D.- Revista Eletrônica Paulista de Matemática. http://dx.doi.org/10.21167/cqdvol9201723169664sng4255.
GRANDO, Regina Célia. RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S.L.], v. 5, n. 02, p. 393-416, 27 set. 2019. IFES – Instituto Federal do Espírito Santo. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v5i02.117.
OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). Disponível em: <http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm>. Acesso em: 29 de mar. de 2023.
PONTES, Edel Alexandre Silva. A arte de ensinar e aprender matemática na educação básica: um sincronismo ideal entre professor e aluno. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, 163-173, 2018. https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/776.
SILVA, Juliana Lins da; COSTA, Michel da; SILVA, Aparecido Fernando da: TAVARES, Elisabeth dos Santos. Práticas pedagógicas com uso de materiais manipuláveis: possibilidades nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica da BNCC. Revista Ágora. Unimes Virtual. Vol.3 – Número 6 – Dez. 2019/Jan.2020. https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/issue/view/114
SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro – São Paulo, v. 13, n. 14, 2000. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635.