Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem através de materiais manipuláveis

Conteúdo do artigo principal

Deumara de Oliveira

Resumo

Este artigo apresenta o relato da atividade experimental denominada “Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem por meio de materiais manipuláveis” que foi proposta para os alunos da disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. O objetivo do trabalho foi obter as planificações do cubo através de materiais manipuláveis. A atividade sugerida consistia na construção do cubo e sua respectiva desconstrução, de forma a visualizar no plano. Além disso, foram indicados problemas envolvendo esse conteúdo, a fim de permitir que o aluno interaja com as planificações. A discussão em torno desses problemas foi muito produtiva. Os resultados apontaram que a atividade favoreceu a busca por novas estratégias de ensino, de forma a tornar significativo o processo de aprendizagem para os alunos da educação básica. A partir das discussões, foi possível perceber que a tarefa contribuiu para melhorar a formação inicial dos alunos da graduação em matemática. Dessa forma, ao propor um desafio aos estudantes, é necessário desenvolver estratégias para a compreensão do problema e estabelecer formas criativas para soluções que possam utilizar materiais manipuláveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
de Oliveira, D. (2023). Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem através de materiais manipuláveis. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202318. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17720
Seção
Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Deumara de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutora  em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, criado em associação entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 1-14, 3 jun. 2019. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2334.

BELTRÃO, Isabel do Socorro Lobato; KALHIL, Josefina Barrera; BARBOSA, Ierecê dos Santos. PIBID MATEMÁTICA: contribuições para a formação docente. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 78-93, 12 jul. 2017. Revista REAMEC. http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p78-93.i5344.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 15 de 5 de março de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 abr. 2023.

CORREIA, Vinícius Christian Pinho; BRITO, Mirian Ferreira de. Materiais Didáticos Manipuláveis para o Ensino de Geometria: uma Perspectiva para o Sexto Ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202203, 2022. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14299

GONORING, Cecilia Luzia Belardt. ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 80-91, 12 fev. 2020. IFES – Instituto Federal do Espirito Santo. http://dx.doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.521.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpressão. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem>. Acesso em: 29 de mar. 2023.

GEOMETRY NETS HELPER. Disponível em: <https://digital-gene.com/app_geometrynets.php?lang=en>. Acesso em: 28 de abr. de 2023.

GERVÁZIO, Suemilton Nunes. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. C.Q.D. – Revista Eletrônica Paulista de Matemática, [S.L.], v. 9, p. 42-55, jul. 2017. C.Q.D.- Revista Eletrônica Paulista de Matemática. http://dx.doi.org/10.21167/cqdvol9201723169664sng4255.

GRANDO, Regina Célia. RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S.L.], v. 5, n. 02, p. 393-416, 27 set. 2019. IFES – Instituto Federal do Espírito Santo. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v5i02.117.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). Disponível em: <http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm>. Acesso em: 29 de mar. de 2023.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A arte de ensinar e aprender matemática na educação básica: um sincronismo ideal entre professor e aluno. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, 163-173, 2018. https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/776.

SILVA, Juliana Lins da; COSTA, Michel da; SILVA, Aparecido Fernando da: TAVARES, Elisabeth dos Santos. Práticas pedagógicas com uso de materiais manipuláveis: possibilidades nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica da BNCC. Revista Ágora. Unimes Virtual. Vol.3 – Número 6 – Dez. 2019/Jan.2020. https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/issue/view/114

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro – São Paulo, v. 13, n. 14, 2000. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635.