Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem através de materiais manipuláveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17720

Palavras-chave:

Ensino de matemática, Formação de professores, Resolução de problemas, Materiais manipuláveis

Resumo

Este artigo apresenta o relato da atividade experimental denominada “Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem por meio de materiais manipuláveis” que foi proposta para os alunos da disciplina Metodologia do Ensino da Matemática. O objetivo do trabalho foi obter as planificações do cubo através de materiais manipuláveis. A atividade sugerida consistia na construção do cubo e sua respectiva desconstrução, de forma a visualizar no plano. Além disso, foram indicados problemas envolvendo esse conteúdo, a fim de permitir que o aluno interaja com as planificações. A discussão em torno desses problemas foi muito produtiva. Os resultados apontaram que a atividade favoreceu a busca por novas estratégias de ensino, de forma a tornar significativo o processo de aprendizagem para os alunos da educação básica. A partir das discussões, foi possível perceber que a tarefa contribuiu para melhorar a formação inicial dos alunos da graduação em matemática. Dessa forma, ao propor um desafio aos estudantes, é necessário desenvolver estratégias para a compreensão do problema e estabelecer formas criativas para soluções que possam utilizar materiais manipuláveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deumara de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Doutora  em Ciência, Tecnologia e Inovação em Agropecuária, criado em associação entre a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de La Rosa. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, [S.L.], v. 10, n. 2, p. 1-14, 3 jun. 2019. Cruzeiro do Sul Educacional. http://dx.doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2334.

BELTRÃO, Isabel do Socorro Lobato; KALHIL, Josefina Barrera; BARBOSA, Ierecê dos Santos. PIBID MATEMÁTICA: contribuições para a formação docente. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [S.L.], v. 5, n. 1, p. 78-93, 12 jul. 2017. Revista REAMEC. http://dx.doi.org/10.26571/2318-6674.a2017.v5.n1.p78-93.i5344.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Parecer CNE/CES 1.302/2001. Diário Oficial da União, Seção 1, p. 15 de 5 de março de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Currículos e Educação Integral. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC/SEB/DICEI, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 5 abr. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 5 abr. 2023.

CORREIA, Vinícius Christian Pinho; BRITO, Mirian Ferreira de. Materiais Didáticos Manipuláveis para o Ensino de Geometria: uma Perspectiva para o Sexto Ano do Ensino Fundamental. Revista Baiana de Educação Matemática, [S. l.], v. 3, n. 01, p. e202203, 2022. https://doi.org/10.47207/rbem.v3i01.14299

GONORING, Cecilia Luzia Belardt. ENSINO E APRENDIZAGEM DE POLIEDROS COM MATERIAIS MANIPULATIVOS. Revista Eletrônica Sala de Aula em Foco, [S.L.], v. 8, n. 1, p. 80-91, 12 fev. 2020. IFES – Instituto Federal do Espirito Santo. http://dx.doi.org/10.36524/saladeaula.v8i1.521.

POLYA, George. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Tradução e adaptação Heitor Lisboa de Araújo. 2. reimpressão. Rio de Janeiro: Interciência, 1995.

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM). Disponível em: < https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem>. Acesso em: 29 de mar. 2023.

GEOMETRY NETS HELPER. Disponível em: <https://digital-gene.com/app_geometrynets.php?lang=en>. Acesso em: 28 de abr. de 2023.

GERVÁZIO, Suemilton Nunes. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. C.Q.D. – Revista Eletrônica Paulista de Matemática, [S.L.], v. 9, p. 42-55, jul. 2017. C.Q.D.- Revista Eletrônica Paulista de Matemática. http://dx.doi.org/10.21167/cqdvol9201723169664sng4255.

GRANDO, Regina Célia. RECURSOS DIDÁTICOS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, [S.L.], v. 5, n. 02, p. 393-416, 27 set. 2019. IFES – Instituto Federal do Espírito Santo. http://dx.doi.org/10.36524/dect.v5i02.117.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP). Disponível em: <http://www.obmep.org.br/apresentacao.htm>. Acesso em: 29 de mar. de 2023.

PONTES, Edel Alexandre Silva. A arte de ensinar e aprender matemática na educação básica: um sincronismo ideal entre professor e aluno. Revista Psicologia & Saberes, v. 7, n. 8, 163-173, 2018. https://revistas.cesmac.edu.br/psicologia/article/view/776.

SILVA, Juliana Lins da; COSTA, Michel da; SILVA, Aparecido Fernando da: TAVARES, Elisabeth dos Santos. Práticas pedagógicas com uso de materiais manipuláveis: possibilidades nos anos iniciais do ensino fundamental sob a ótica da BNCC. Revista Ágora. Unimes Virtual. Vol.3 – Número 6 – Dez. 2019/Jan.2020. https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/formacao/issue/view/114

SKOVSMOSE, Ole. Cenários para investigação. Boletim de Educação Matemática, Rio Claro – São Paulo, v. 13, n. 14, 2000. https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10635.

Publicado

21-11-2023

Como Citar

de Oliveira, D. (2023). Resolução de problemas sobre Planificação do cubo: uma abordagem através de materiais manipuláveis. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202318. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.17720

Edição

Seção

Relatos de Experiência - Fluxo Contínuo